242 óbitos com confirmação de Covid-19 já foram registrados no RN e número de casos confirmados chega a 5.630

Dados foram apresentados pela subcoordenadora de Vigilância Eidemiológica do RN, Alessandra Luchesi (Imagem: Reprodução)

O número de óbitos com confirmação do novo coronavírus no Rio Grande do Norte chegou a 242 e 5.630 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus, segundo informado pela subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde Pública (SESAP-RN), Alessandra Luchesi, durante a coletiva de imprensa realizada hoje, 27, em Natal. Há um mês, o Estado registrava 45 óbitos e havia confirmado 857 casos de Covid-19.

Os 22 óbitos confirmados pela Sesap de ontem para hoje se referem a mortes ocorridas desde o dia 17 de maio. De acordo com Alessandra Luchesi, os casos confirmados e descartados também não se referem a pessoas que manifestaram.  sintomas de ontem para hoje

No RN, há 14.035 pessoas com suspeita da doença e 11.207 casos descartados.

O secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia, que também participou da coletiva, lamentou as 242 vidas perdidas ao longo da pandemia e se direcionou aos profissionais da saúde, que estão atuando no combate à pandemia, inclusive, arriscando as próprias vidas.

Ele falou sobre a necessidade de união e de que cada um faça a sua parte e ao se referir à parceria com os municípios, ele lembrou que essa é uma luta coletiva. “Essa pandemia tem mostrado que ou nós atuamos de forma solidária, pensando no bem comum, no interesse público ou nós sairemos derrotados”, disse Cipriano Maia.

Segundo ele, o Estado, através da parceria com os municípios, realizou a expansão de 189 leitos. Diante do crescimento do número de casos, no entanto, o número pode não ser suficiente.

Cipriano também falou sobre as dificuldades de abertura de leitos de terapia intensiva, que exigem além de profissionais especializados, equipamentos sofisticados, insumos, material médico, EPIs para os profissionais, serviços laboratoriais de apoio e rede de gases.

“É esse cenário que a gente enfrenta. Realmente, hoje nós continuamos em situação de superlotação, principalmente na região de Natal e Mossoró, visto que todos os leitos disponíveis para adultos, aqueles que chegam das UPAs, nos pronto-atendimentos de urgência e emergência, esses leitos estão ocupados”, disse Cipriano Maia. “Temos fila de espera para internação na regulação”, acrescentou.

“Esperamos que nos próximos dias, com a expansão de leitos tanto no Hospital Municipal de Natal, como no Hospital de Campanha como no Hospital da Polícia, no Giselda Trigueiro e na própria Liga, que está ativando os leitos, nós possamos ter algum alívio. Mas, se o nível de contágio continuar aumentando, o que pressupõe também mais casos graves, mais casos críticos, essa situação também não será equacionada”, advertiu.

Cipriano também falou sobre a distribuição dos respiradores adquiridos pelo Estado e recebidos pelo Ministério da Saúde e sobre o compartilhamento dos equipamentos para os municípios que têm condições de operar os ventiladores mecânicos. Os hospitais regionais, segundo ele, também receberão ventiladores de transporte, para garantir um transporte seguro do paciente até chegar a um leito de UTI.

Segundo o secretário, ao longo dos próximos dias a Sesap vai trabalhar com a expansão de leitos já previstos tanto com leitos de estabilização como de assistência.

“Não podemos nos iludir que ter mais leitos vai garantir que todo mundo vá ter acesso. Porque se continuarmos com o índice de transmissão alto, significa que vai ter mais gente infectada, mais pessoas graves. Daí porque o mantra de sempre que repetimos aqui. Ficar em casa é o melhor remédio para a gente evitar que tenhamos mais transmissão e mais contaminação. O isolamento social é um mantra por quê? Porque não temos até hoje nenhuma segurança de tratamento nem vacina que garanta que o vírus não esteja se propagando e mantermos um patamar de transmissão baixa é a segurança de que não teremos uma velocidade grande de ocupação e de demanda por serviços”, reforçou.

O secretário também mencionou que o número de óbitos notificados de ontem para hoje, com acúmulo de 22 novos óbitos, mostra que Estado ainda está em uma curva ascendente do número de casos acumulados.

Testes para diagnóstico do Covid-19

Durante a coletiva de imprensa, a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Luchesi, afirmou que, no contexto atual, o Estado segue com estoque favorável de RTPCR, que é o teste considerado padrão ouro. Segundo ela, diferente das recomendações de outros estados, o RN segue testando pessoas além dos casos que estão internados.

“Hoje o isolamento viral, o RTPC no Estado do Rio Grande do Norte também é destinado a pessoas acima de 60 anos, a pessoas que apresentem comorbidades, que façam parte do grupo de risco ou até mesmo profissionais de saúde. As pessoas que se enquadram dentro desse grupo têm indicação de realização deste exame até os sete dias de início dos sintomas”, informou.

De acordo com Alessandra, passados esses sete dias, há outra indicação, que é o teste rápido. “O teste rápido a pessoa, pelo menos, tem que ter manifestado os sintomas nos últimos sete dias e estar sem sintomas há, pelo menos, 72 horas”, explica.

No RN, o teste rápido é indicado a profissionais de saúde e da segurança, pessoas acima de 60 anos, pessoas que residem no mesmo município de profissionais de saúde, pessoas em situação de rua, cuidadores envolvidos em instituições de longa permanência de idosos e pessoas com comorbidades.

Ema informa que 53.520 testes rápidos foram distribuídos aos municípios e hospitais de referência do Estado. E essas cidades ainda apresentam em estoque cerca de 44 mil testes.

Alessandra também falou reforçou a importância do isolamento social e a adoção de medidas de segurança para proteção da população, sobretudo, dos idosos.

Isolamento social

Após registrar índice de isolamento social de 52,6% no domingo passado, 24, os níveis de pessoas isoladas no Estado voltaram a  cair. Ontem, 26, segundo dados do Inloco, apenas 40,9% das pessoas estavam em isolamento no RN.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto