A ação de Silveira contra o Facebook e a covardia do anonimato

Nada contra as críticas à gestão municipal. Muito pelo contrário. O povo tem razão em todas as cobranças que faz e o Governo Francisco José Junior (PSD). O prefeito tem muito o que melhorar e está tentando encontrar um rumo. Isso é fato. Mas a passionalidade não pode nos levar a tonar o bom senso dispensável.

Escrevo isso com a Constituição Federal embaixo do braço. O Artigo V é claro: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”.  O que isso significa na prática? Estamos numa democracia e livres para dizer o que pensamos. A maioria dos  insatisfeitos que vão as redes sociais manifestar sua indignação fazem isso de cara limpa.

Mas existe uma página no Facebook cujo nome é “Fora Silveira”. O problema em minha opinião reside no fato de o dono da página se esconder. Não vejo nada demais em ter uma página para fazer oposição ao prefeito. O que condeno é o anonimato. Todos os dias saio de casa escrevendo o que penso sem precisar do recurso da covardia de quem já fui vítima no passado (quem não lembra do famigerado Blog do Paulo Doido?).

Esse texto é um exemplo. Ele vai desagradar os que apoiam o prefeito e vai desagradar os que são contra. Mas é o que penso e não consigo escrever sem me apartar da franqueza.

O anonimato é covarde porque o agredido não sabe quem está do outro lado. Não sabe quais os interesses do oponente. Não é justo. Pior, é crime.

Também não concordo com críticas que envolvam a vida pessoal de seja quem for. A mim não interessa a vida particular de seu ninguém. Dos gestores eu quero honradez e eficiência. De quem se posiciona publicamente quero apenas a honestidade intelectual e que o faça de cara limpa.

Entendo que a reação do prefeito contra a página “Fora Silveira” foi relacionada ao anonimato da página e não por falta de espírito democrático. Afinal se ele fosse querer calar quem lhe critica teria que fazer isso com 80% dos mossoroenses. Em vez disso, ele tomou algumas medidas para mudar os rumos da gestão que pode ou não ter agradado ao leitor, mas esse é um outro debate.

Um pouco de bom senso não faz mal a ninguém.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto