A falsa imparcialidade

Em tempos de milícias virtuais os jornalistas se tornaram alvos de figuras autoritárias financiadas ou não quem sempre aparecem com surrada cobrança por imparcialidade quando a análise é do agrado.

Se o profissional da informação se deixar levar por este tipo de cobrança vai se perder no caminho. Tratar com a mesma régua assuntos diferentes termina trazendo distorção dos fatos ou produzindo análises enviesadas.

Vou dar um exemplo bem do meu cotidiano nas redes sociais. A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) está terminando o terceiro ano de mandato. Ela segue forçando a barra no discurso do salário “pago rigorosamente” em dia quando nas contas dos servidores mês a mês pinga o salário fatiado.

Ela chegou a anunciar que quitou os atrasados da gestão anterior, mas ainda existem retroativos a serem pagos.

É papel do jornalista denunciar isso a cada vez que uma versão falaciosa é apresentada.

Por outro lado, a governadora Fátima Bezerra (PT) assumiu o cargo com quatro folhas em aberto. Quitou uma e deve três. Nas suas entrevistas a petista reconhece o atraso e explica que pretende pagar com recursos extras, promessa que por sinal dificilmente será cumprida este ano.

Não é necessário ficar todo mês desmentindo o que não precisa ser desmentido. O Governo acerta o calendário mês a mês com as entidades sindicais. Está bom? Não está, mas a postura não merece as mesmas críticas.

São problemas parecidos, mas com atitudes diferentes das gestoras.

Fazer as mesmas críticas à Fátima no mesmo tom que faço a Rosalba com elas tomando atitudes diferentes nos seus governos seria uma falsa imparcialidade.

Agora vejamos uma situação assimétrica. O vereador Gilberto Diógenes (PT) apresentou uma emenda inconstitucional propondo dar a diferença de 0,42% aos professores que estava faltando para cumprir o piso nacional da categoria. Era uma proposta inconstitucional que foi rapidamente derrubada na Câmara Municipal. Esta semana houve situação praticamente igual. Registrei a inconstitucionalidade do mesmo jeito.

Era minha obrigação tratar assuntos idênticos da mesma forma.

Muito cuidado com quem se gaba demais de ser imparcial. Geralmente é um craque na deturpação dos fatos.

 

 

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto