Aconteceu na UFERSA: aluna interrompe pregação bolsonarista de professor e pede para apresentar trabalho

Valdir Fonseca ameaçou alunos (Foto: reprodução/Blog do Barreto)

Era para ser mais uma aula remota de tantas que acontecem diariamente na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), mas o professor Valdir Fonseca decidiu fazer uma explanação sobre o fim da corrupção no Governo Federal a partir da ascensão de Jair Bolsonaro (sem partido).

Num determinado momento, quando Valdir falava sobre o fim dos prejuízos nas estatais, uma aluna perguntou quando poderia apresentar o trabalho sobre caprinos e ovinos irritando o professor.

Veja o vídeo:

A confusão aconteceu na última quinta-feira, 12, quando Valdir ministrava (ou ao menos deveria ministrar) uma aula da disciplina zootecnia geral para alunos dos cursos de zootecnia, agronomia e medicina veterinária.

Mais a frente ele voltou a se irritar e ameaçou dois alunos (um outro se juntou a jovem que fez o primeiro questionamento) que queriam apresentar os trabalhos. Valdir ameaçou: “posso ser seu pior pesadelo”.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) entrou com uma representação pedindo o afastamento de Valdir Fonseca na Reitoria da UFERSA, Comissão de Ética, Ouvidoria e o Departamento de Ciências Animais. A denúncia foi estendida aos cursos de agronomia, veterinária, zootecnia e Centro de Ciências Agrárias.

RECLAMAÇÕES

Não é de hoje que o professor Valdir Fonseca tem dificuldade de relacionamento com os discentes. Nas redes sociais vários ex-alunos se manifestaram sobre a postura dele.

“Quem já estudou com Valdir sabe o método de ensino dele: causar medo, ameaçar alunos e mostrar de todas as formas que não adiantava nada denunciar ele…

quem vê esse vídeo não imagina metade do terror que era ter aulas com esse homem”, relatou o perfil de Natália no Twitter.

“O PAI de uma amiga minha que é formado a muito tempo, foi aluno dele e já relata esses abusos de mais de 20 anos atrás”, contou Marina Gabriela na edição de hoje do Foro de Moscow.

Valdir é professor da UFERSA há quase 40 anos.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto