Até 14 vereadores podem mudar de partido em Mossoró

O momento é de silêncio na Câmara Municipal. Ninguém quer falar para não se comprometer, mas 12 vereadores admitem mudar de partido e outros dois estudam a possibilidade.

Isso significa que dois terços dos parlamentares estudam a possibilidade de deixar a legenda por onde foram eleitos. Fisiologismo? Oportunismo? Em alguns casos sim. Mas a maioria vai mudar por pura sobrevivência porque estão em partidos esfacelados que não possuem um bom número de filiados que sirvam como “esteiras”.

Os suplentes dessas agremiações foram para partidos que só aceitam candidatos sem mandato. É a tática inaugurada pelo PSL em 2004 e repetida com sucesso por outros partidos. A cada eleição aumenta o tamanho da pulverização de votos e legendas na corrida ao Palácio Rodolfo Fernandes.

Mas a situação chegou ao extremo de dois terços dos vereadores estarem em legendas esvaziadas. Até mesmo os que não vão mudar de partido estão em partidos sem esteiras como é o caso de Tomaz Neto no PDT.

Há os casos de vereadores que dizem que não querem mudar de legenda como Francisco Carlos (PV) e Izabel Montenegro (PMDB), mas que por força das circunstâncias podem fazer a travessia. Francisco Carlos para o PMDB e Izabel para o PSB onde, segundo consta nos bastidores, já teria aberto diálogo com Rafael Motta, que está assumindo o comando da legenda.

O caso mais escancarado das mudanças pelas circunstâncias é o do PTN. A legenda era um oásis de sustentação de suplentes que ajudaria a manter as duas cadeiras conquistadas em 2012, mas houve uma mudança de comando em nível estadual e quem estava na legenda foi praticamente convidado a se retirar. Resultado: Narcízio vai para o PR e tenta trazer o restante do grupo que tende a ir com Genilson Alves para o PMN.

O PSD do prefeito Francisco José Junior (PSD) tem dois vereadores e é a única legenda que fortaleceu a base para 2016 tendo chances de ampliar o número de cadeiras.

O tradicional DEM pela primeira vez em três décadas ficará ausente da Câmara porque Flávio Tácito e Manoel Bezerra estão de malas prontas. Só não sabem para onde ir como praticamente todos os vereadores que estão buscando um novo partido. A exceção é de Alex do Frango que já decidiu que se filiará ao recém criado Partido da Mulher Brasileira (PMB).

Abaixo a situação de cada vereador:

Vereador Partido Situação Destino
Jório Nogueira PSD Não Muda
Tia Ciça PSD Não Muda
Flávio Tácito DEM Muda de partido Partido da base
Manoel Bezerra DEM Muda de partido Partido da base
Izabel Montenegro PMDB Não quer mudar
Alex Moacir PMDB Não muda
Claudionor dos Santos PMDB Muda Indefinido
Genivan Vale PROS Muda PSDB, possivelmente
Heró Silva PROS Muda Indefinido
Lucélio Guilherme PTB Não muda
Ricardo de Dodoca PTB Muda PROS, possivelmente
Vingt-un Neto PSB Muda Indefinido
Lairinho Rosado PSB Muda Indefinido
Genilson Alves PTN Muda PMN, possivelmente
Narcízio Silva PTN Muda PR
Francisco Carlos PV Avaliando PMDB, destino natural
Alex do Frango PV Muda PMB
Celso Lanches PV Muda Indefinido
Tassyo Mardonny PSDB Não muda
Tomaz Neto PDT Não muda
Soldado Jadson Solidariedade Não muda

 

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto