Barreira sanitária orienta condutores sobre o novo coronavírus

Vários órgãos participaram da ação realizada em trecho da BR-304 – Foto: Cedida

Cerca de 240 pessoas foram abordadas durante a barreira sanitária realizada no sábado passado, 16, na BR-304, trecho que fica na saída para Fortaleza. Em duas horas de ação foram abordados 123 veículos, segundo informou a gerente da II Unidade Regional de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (II URSAP), Emiliana Cavalcanti. A ação teve caráter educativo sobre o novo coronavírus.

A barreira sanitária foi realizada pela III URSAP, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Cruz vermelha e Município de Mossoró, entre outros órgãos.

De acordo com a gerente da II URSAP, durante as abordagens foi verificado que poucas pessoas vinham de Fortaleza e que a maioria estava se deslocando a Mossoró para visitar familiares ou fazer compras na cidade. Além disso, muitas pessoas que entravam na cidade pela BR-304 eram de comunidades rurais localizadas no entorno de Mossoró.

A maioria das pessoas observadas usava máscara, mas Emiliana Cavalcanti conta que durante a ação a equipe se deparou com um veículo com agentes de segurança pública e todos estavam sem máscaras.

Segundo a gerente da Unidade Regional, a barreira não teve caráter impeditivo, apenas educativo e serve como base de informação para a realização dos trabalhos. Durante a ação também foi realizada a entrega de máscaras de tecido enviadas pelo Governo do Estado, através do programa RN + Protegido.

“A avaliação nossa dessas barreiras é que nenhuma ação isoladamente vai conter essa curva”, pontua Emiliana Cavalcanti, acrescentando que a soma de várias ações terá um resultado satisfatório e citando, como uma das ações importantes o isolamento social.

A ideia inicial, segundo ela, era realizar a barreira na divisa com o Ceará e com a Paraíba, mas a chuva impediu a ação na divisa do RN com a Paraíba.

Amanhã, 19,  representantes dos órgãos que participaram da ação se reúnem para avaliar a iniciativa, observar a viabilidade e discutir os locais e dias em que é mais interessante desenvolver a ação.

Durante a ação que teve caráter educativo, vários condutores foram abordados – Foto: Cedida

Areia Branca

A gerente da II Unidade Regional de Saúde Pública, Emiliana Cavalcanti, informa que na tarde desta segunda-feira, 18, um técnico da II URSAP e um médico do Centros de Referências Especializados em Saúde do Trabalhador (CEREST) estarão em Areia Branca, junto com uma equipe do Município, para visitar salinas onde foi detectada a presença de pessoas com confirmação do Covid.

Ela comenta que a ação é inclusive, para a segurança do trabalhador e lembra que muitos não residem na cidade.

A situação de Areia Branca desperta preocupação. O município litorâneo tem 73 casos confirmados e oito pessoas que residiam na cidade já perderam a vida com confirmação do Covid-19, , segundo dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde Pública do RN (SESAP-RN), divulgado ontem, 17.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto