Biografia de João Newton da Escóssia mostra que o povo não valoriza os políticos honestos

WhatsApp Image 2017-03-19 at 10.49.05

Que cidade não honraria um prefeito conhecido pela honestidade e zelo com a coisa pública? Que cidade não admiraria um homem conhecido por “João não” por não ceder aos pedidos nada republicanos tão comuns na política? Que cidade não daria vários mandatos a um político austero?

Parece brincadeira, mas essa cidade existe e é Mossoró. João Newton da Escóssia foi eleito deputado estadual em 1974 e em 1976 venceu a eleição para prefeito de Mossoró com relativa facilidade:

João Newton (Arena 1): 20.165

Leodécio Néo (MDB 1): 10.840

Assis Amorim (MDB 2): 6.970

Antonio Rodrigues de Carvalho (Arena 2): 1.327

No exercício do mandato honrou a confiança que lhe foi dada pelo povo. Não afirmo isso só de ouvir dizer (todos os mais velhos me dizem o quanto ele foi austero na gestão), mas também de pesquisa. João Newton era sócio do jornal O Mossoroense que lhe rendia apoio incondicional, mas se recusava a botar o dinheiro público no periódico. Eram comuns a cobranças nas colunas do jornal.

Mas não para por aí: ele era criticado por atitudes até certo ponto folclóricas como fiscalizar todas as obras do município. Nem poda de árvore passava em branco.

“João Não” era conhecido por ser contra o nepotismo não só no discurso, mas também na prática. Parente dele, o advogado Junior Pirata, que é da família Escóssia, conta em suas anedotas que certa vez pediu um emprego ao prefeito e ouviu ele responder que não empregava parentes. Anos depois deu troco dizendo não votar em parentes.

São muitas histórias envolvendo o zelo de João Newton com a coisa pública. Mas após deixar o Palácio da Resistência ele sofreu derrotas eleitorais. Tentou sem sucesso se eleger deputado nas eleições de 1982 e 1986 e não chegou nem perto da vitória. O povo de Mossoró não retribuiu com votos o reconhecimento ao compromisso ético de João Newton.

Ele morreu quase que esquecido pela população. Ao contrário dos parentes não recebeu homenagens merecidas em vida. Talvez agora seja nome de rua.

João Newton merecia mais do ingrato povo de Mossoró.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto