Bolsonarismo pode surgir como alternativa em Mossoró

Bolsonarismo dependerá de popularidade do presidente em 2020 (Foto: web)

Existe um movimento bolsonarista em Mossoró e ele é organizado. Nas eleições do ano passado o grupo conseguiu realizar movimentações significativas e no segundo turno foi importante dentro do projeto rosalbista reforçando carreatas e comícios.

Mas esse grupo ainda se constitui uma força política? Enquanto grupo político diria que ainda não. Enquanto conjunto de ideias diria que sim.

O grupo político que gira em torno do PSL local ainda não tem um nome de maior relevância no contexto político mossoroense.

E o deputado federal General Girão? Ele é um ator político cuja base é Natal mesmo que tenha sido secretário municipal em Mossoró e apesar da boa votação na cidade ficando em quinto lugar com 7.052 sufrágios em 2018.

O nome do PSL de Mossoró testado nas urnas ano passado foi o médico Daniel Sampaio que colou a imagem dele ao então candidato Jair Bolsonaro, mas terminou recebendo 2.881 votos.

Mas o bolsonarismo pode ser visto por uma outra ótica levando em consideração o seu irmão siamês; o antipetismo. Seu sentimento é capaz de ajuntar em torno de si o desejo de evitar que o PT vença a corrida ao Palácio da Resistência e o de evitar que as oligarquias continuem a frente da cidade.

Foi esse sentimento de exclusão que ajudou a pesada candidatura de Carlos Eduardo Alves (PDT) a ganhar 20.92 votos entre o primeiro e o segundo turno. Na capital do Oeste, o ex-prefeito de Natal em conjunto com Rosalba Ciarlini se juntou ao movimento bolsonarista em movimentações políticas com adesão popular.

O líder do bolsonarismo mossoroense, Daniel Sampaio, já declarou que o grupo faz oposição à direita no plano municipal, mas não eu descarto uma aliança pragmática com o rosalbismo indicando um vice com o objetivo de evitar que a deputada estadual Isolda Dantas (PT) seja eleita prefeita, por exemplo. O pleito de 2018 já mostrou que essa hipótese é real.

A importância do grupo bolsonarista em Mossoró em 2020 dependerá do desempenho do presidente da república até lá.

Resumindo: o bolsonarismo existe em Mossoró enquanto movimento e busca se tornar um grupo relevante, mas ainda não tem um nome com apelo popular e depende desempenho do mandatário nacional.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto