CAERN tem mais de 200 ações de inadimplência de fatura tramitando na justiça

Todos os anos, a  Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realiza uma campanha de negociação de débitos, oferecendo flexibilidade para parcelamentos e até mesmo retirada de juros e multas por atraso na quitação da fatura. Mesmo assim, a empresa conta atualmente com mais de 200 ações de inadimplência de fatura tramitando na justiça.

Nos últimos cinco anos, as dívidas levadas à esfera judicial somam R$22 milhões, parte desse valor já reconhecido por sentença. “Esse é o valor total do crédito que temos a reaver dos inadimplentes, o que não significa que já os recebemos integralmente. Em alguns casos já temos os títulos executivos de cobrança e em outros ainda não houve a sentença”, explica o assessor jurídico da Caern, Paulo Leão Júnior. São faturas atrasadas de pessoas físicas, pessoas jurídicas e de direito público (como é o caso de Municípios) que possuem dívidas com a Companhia.

“A Companhia tem um espírito conciliador, não é incomum que mesmo durante o andamento do processo, o cliente nos procure e seja feita uma negociação extrajudicial. Isso ocorre em, aproximadamente, 20% dos casos, necessitado apenas que seja posteriormente homologado na justiça o acordo”, complementa.

CERTIDÃO DE QUITAÇÃO

Os clientes que desejam obter a certidão anual de quitação de débitos, referente ao ano de 2015, podem fazer a retirada diretamente pelo site da Caern ou no escritório que atende ao imóvel (endereço consta na fatura do mesmo) ou ainda nas Centrais do Cidadão, no balcão da Companhia.

Pelo site, basta acessar www.caern.com.br e clicar no link “Loja Virtual”, fornecendo em seguida o CPF do titular da conta (que deve estar cadastrado previamente no escritório) e também o número da matrícula do imóvel do qual se deseja retirar o documento. Mesmo havendo débitos de 2016, ou anteriores a 2015, por exemplo, fora do período solicitado, estes continuam constando no sistema, também podendo ser retirado o boleto via online ou no escritório do imóvel.

Fonte: ACS/CAERN

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto