Câmara Municipal aprova projeto que garante 10% do orçamento do MCJ para os artistas locais

Gilberto Diógenes é o autor da proposta (Foto: cedida)

A Câmara Municipal de Mossoró aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária Substitutivo 6/2020 que autoriza a Prefeitura a remanejar 10% do Orçamento do Mossoró Cidade Junina, Chuva de Bala no País de Mossoró e Cidadela Junina para o custeio de projetos que fortaleçam a cultura local. Os eventos foram cancelados por causa da pandemia do novo coronavírus.

A medida socorre os artistas mossoroenses que passam dificuldades por causa da calamidade pública causada pelo novo coronavírus.

A proposta, de autoria do vereador Gilberto Diógenes (PT), teve pedido de urgência rejeitado na semana passada provocando forte reação negativa por parte da classe artística local. Um manifesto com centenas de assinaturas chegou a ser assinado.

O orçamento previsto para o Mossoró Cidade Junina de 2020 R$ 4,3 milhões. Isso significa que R$ 430 mil estará garantido para os artistas locais. “Foi uma vitória da mobilização dos artistas e ficamos felizes que todos os vereadores tenham visto a importância de um Projeto desta natureza em um momento tão complicado como este. Esperamos agora que a prefeita também use do bom senso e também assinale positivamente esta ação”, diz Gilberto Diógenes

A bancada de oposição ainda sugeriu quatro emendas que foram rejeitadas. “Fomos procurados por vários artistas, solicitando a aprovação da proposta na íntegra, como foi concebido. Estamos atendendo esse pleito da categoria”, explica o líder governista Alex Moacir (MDB).

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto