Carlos Eduardo precisa conquistar 65% dos eleitores dos candidatos derrotados no primeiro turno

Nas eleições de 7 de outubro seis candidatos foram alijados do segundo turno na disputa pelo Governo do Estado. Faltaram 124.244 votos para Fátima Bezerra (PT) atingir 50% mais um e se tornar governadora do Rio Grande do Norte.

Os candidatos não eleitos no segundo turno somaram 346.461 votos. Em tese, quem vota em alguém no primeiro turno tende a escolher um dos nomes que seguiu na disputa.

A vantagem de Fátima sobre Carlos Eduardo Alves (PDT) foi de 222.217 sifrágios. À título de comparação em 2014 Henrique Alves (PMDB) teve uma vantagem de 78.582 votos sobre Robinson Faria (PSD) no primeiro turno, mas tomou uma virada inédita no Rio Grande do Norte em um segundo turno. Era mais fácil reverter o quadro há quatro anos do que agora.

Para repetir o feito de Robinson há quatro anos, Carlos Eduardo Alves precisará conquistar 65% dos 346.461 eleitores que votaram nos candidatos derrotados.

É possível que isso aconteça? Sim é.

Não será uma tarefa fácil, mas há sinais de que a maioria destes eleitores caminham para o candidato do PDT. Será o tamanho desta migração quem ajudará a definir o pleito.

Nota do Blog: ainda hoje traremos um texto sobre a possível conquista de eleitores que votaram em brancos ou anularam o sufrágio.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto