Casos confirmados de Covid-19 no RN totalizam 32.578 e Estado registra 1.095 óbitos com confirmação da doença

Secretário adjunto de Saúde do RN, Petrônio Spinelli, repassou dados e falou sobre abertura de leitos (Imagem: Reprodução)

O Rio Grande do Norte tem 32.578 casos confirmados do novo coronavírus e o 1.095 óbitos com confirmação da doença foram registrados, segundo informado pelo secretário adjunto de Saúde, Petrônio Spinelli, durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 2, em Natal.

São 9.913 confirmações a mais em relação ao total de casos confirmados divulgados uma semana atrás. Conforme boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde Pública do Estado (SESAP-RN) do dia 25 de junho, o RN tinha 22.665 casos confirmados de covid-19. Nessa data, o Estado registrava 858 óbitos com confirmação da doença e 144 mortes eram consideradas suspeitas.

De acordo com os dados divulgados hoje, o RN tem 44.157 casos suspeitos e 51.041 descartados. São 173 óbitos suspeitos.

A taxa de ocupação de leitos críticos do SUS exclusivos para o tratamento do novo coronavírus no Rio Grande do Norte permanece elevada.

De acordo com dados do RegulaRN observados às 14h19 desta quinta-feira, na região Oeste, a taxa de ocupação era de 96,6%. Em Mossoró, 100% dos leitos do Hospital Regional Tarcísio Maia e 96,6% dos leitos do Hospital São Luiz contavam com internamentos. Em Pau dos Ferros, 90% dos leitos do Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade estavam ocupados.

Na Região Metropolitana, o percentual de leitos ocupados era de 93,8%, com ocupação de 100% no Hospital de Campanha de Natal, Hospital Luiz Antonio, Hospital Giselda Trigueiro, Hospital Memorial São Francisco, Hospital Municipal de Natal e Hospital Rio Grande; no Hospital Colônia João Machado, onde foram abertos novos leitos de ontem para hoje, totalizando 20 em funcionamento, a taxa de ocupação era de 90% e no Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia) 72,7% dos leitos estavam ocupados

No Seridó, a taxa de ocupação de leitos do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes era de 82,8%.

Na região do Mato Grande, 66,7% dos leitos do Hospital Manoel Lucas de Miranda, em Guamaré, estavam ocupados.

Em todo o Estado, havia 22 leitos críticos bloqueados e 16 leitos críticos estavam disponíveis.

Segundo observado no RegulaRN às 14h23, a fila formada por pacientes atendidos em unidades dos municípios a espera de leitos específicos para tratamento de sintomas do novo coronavírus contava com 36 pacientes a espera de leitos críticos e 44 a espera de leitos clínicos.

Dados observados às 14h19 desta quinta-feira, 2 (Fonte: RegulaRN – SESAP – LAIS)

Abertura de leitos

De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Petrônio Spinelli, de ontem para hoje, além dos leitos abertos no Hospital João Machado, foram abertos leitos em São Gonçalo – no Hospital Maternidade Belarmina Monte, que agora passa a contar com dez leitos em funcionamento.

O secretário afirmou ainda que está sendo concluída a instalação de leitos em João Câmara – no Hospital Regional Josefa Alves Godeiro, na região do Mato Grande que, segundo a assessoria de comunicação da Secretária da Saúde Pública do RN (SESAP-RN), provavelmente, devem começar a funcionar até o final da tarde desta quinta-feira.

“Estamos com tudo pronto para abrir mais cinco leitos em Mossoró, no São Luiz, para chegar a 35 naquela unidade. O problema concreto? Médicos. Por quê? Porque alguns médicos adoeceram de Covid. Então, não foi fácil, desfalcou a escala que seria montada para esses novos cinco leitos e tudo indica que eles serão abertos segunda-feira”, afirmou Petrônio Spinelli.

O Hospital São Luiz está com seis leitos em funcionamento.

O secretário falou também sobre a parceria de prefeituras com o Estado para a abertura de leitos e disse que talvez até o final de semana haja abertura de leitos de UTI em Parnamirim.

Petrônio Spinelli também mencionou a convocação, por parte do Governo do Estado, de 930 profissionais de saúde. “Não é fácil. Nós convocamos 1.000 pessoas aparecem 500. Nem todo mundo nesse momento está se dispondo a trabalhar com essa epidemia”.

A convocação temporária foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado (DOE).

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto