Checagem de Fatos: Blog do Barreto confere se áudio que anuncia “tempestade” em Mossoró procede

Circula nos grupos de Whatsapp a informação de que Mossoró está prestes a sofrer uma ‘tempestade” nas próximas 72 horas. A informação gerou pânico e preocupação. Muitos leitores acionaram o Blog do Barreto para conferir se a informação procede.

Contatamos o coordenador da defesa civil de Mossoró Osnildo Morais que é apontado como a fonte da informação. Ele explica que há um certo sensacionalismo na propagação do áudio. “Realmente eu dei a entrevista citada no áudio e se eu usei a palavra ‘tempestade’ fui inadequado. Existe a possibilidade de fortes chuvas, mas não no sentido que está sendo mostrado”, explica.

Ele acrescenta que o alerta existe, mas as previsões até o momento não indicam chuvas fora dos padrões de Mossoró. “Recebemos um alerta de chuvas além do limite para o Semi-Árido que não vem se confirmando para Mossoró. Tem um alerta, mas não é caso de pânico. A previsão para hoje é de chuvas isoladas de até 30 milimetros”, explicou.

Informações recebidas pela Defesa Civil apontam chuvas de 30 milímetros em Mossoró

O Blog do Barreto ainda consultou o professor de climatologia da Universidade Federal Rural do Sem-Árido (UFERSA) José Espínola que disse ter checado várias imagens de satélites e nenhuma aponta uma chuva nos termos colocados no áudio. “Há uma movimentação para chuvas nos próximos dias, mas nada fora dos padrões do que estamos acostumados em Mossoró”, frisou.

Mais cedo, no Jornal 95, o jornalista João Carlos Brito já tinha detectado que a foto de satélite que circula como “prova” da “tempestade” que está por vir é na verdade uma imagem antiga de uma chuva que já aconteceu em Mossoró.

Portanto, podem ficar tranquilos. Se chover não será nada fora da normalidade, segundo as fontes consultadas.

Compartilhe:

Comments

comments

Uma opinião sobre “Checagem de Fatos: Blog do Barreto confere se áudio que anuncia “tempestade” em Mossoró procede

  • 15 de março de 2019 em 13:09
    Permalink

    As redes sociais cabe de tudo, inclusive estes alarmistas de plantão. Eu escutei a entrevista do sgt Osnildo, e não ouvi em nenhum momento, motivo para alarme. Né mesmo?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *