CODERN emite nota de repúdio e cita medidas adotadas no Porto-Ilha

Porto-Ilha fica em Areia Branca e é administrado pela Codern Foto: Web/autor não identificado

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) entrou em contato com o blog nesta quinta-feira, 14, para apresentar seu posicionamento com relação às medidas preventivas implementadas no Terminal Salineiro de Areia Branca – Porto-Ilha em relação ao novo coronavírus.

Através de nota, a Codern se posicionou em relação a uma afirmação do secretário de Saúde de Areia Branca  em matéria publicada no blog ontem, 13, quando ao manifestar sua preocupação com o grande número de casos na cidade litorânea, o secretário se referiu, entre outras questões, à presença do Porto-Ilha na cidade. A matéria mencionada é intitulada ‘Com elevada taxa de incidência de casos confirmados do novo coronavírus, Areia Branca já registrou seis óbitos por Covid’.

Confira a nota na íntegra:

Nota de Repúdio

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), Autoridade Portuária que administra o Terminal Salineiro de Areia Branca, manifesta seu repúdio ao Secretário Municipal de Saúde de Areia Branca, o Sr. Alexandre Inácio da Silva, pela declaração dada ao Blog do Barreto na matéria: “Com elevada taxa de incidência de casos confirmados do novo coronavírus, Areia Branca já registrou seis óbitos por Covid”.

“Além disso, Alexandre acredita que a questão se alastrou devido à presença do Terminal Salineiro – Porto-Ilha na cidade e afirma que só houve atuação em relação ao Porto após a gestão municipal acionar a Justiça”, é a publicação à qual esta Companhia se refere.

Tais declarações não se coadunam com a verdade dos fatos. Importante mencionar que a ação mencionada pelo Secretário Municipal explanada no parágrafo acima APENAS foi protocolada em 26/03/2020, enquanto que a CODERN iniciou seu trabalho preventivo em 29 de janeiro, quando adotou as providências e as precauções em relação ao Coronavírus, realizando uma reunião na sede da empresa para discutir os protocolos preventivos, com a presença do Diretor-Presidente da CODERN, Elis Treidler Öberg e de representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), da Secretaria Estadual de Saúde Pública, da Polícia Federal, da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte e do Hospital Naval de Natal.

Um Plano de Ação vem sendo executado pela CODERN desde a data da reunião, cumprindo os protocolos determinados pelas autoridades sanitárias.

– A própria ANVISA, em recente relatório de inspeção ao Terminal Salineiro de Areia Branca (TERSAB-Porto Ilha), realizada em 27 de março do ano em curso, afirmou que foi verificada a disponibilidade de máscaras cirúrgicas, luvas de procedimento, macacões e óculos de proteção, concluindo que a CODERN vem adotando medidas para enfrentamento da pandemia de COVID-19;

– Na primeira quinzena de março deste ano, a CODERN já tinha investido a quantia de aproximadamente R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) em EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual);

– Desde o dia 16 de março, a CODERN passou a utilizar o teletrabalho aos funcionários acima de 60 anos ou com comorbidades que lhe colocam em situação de risco;

– Portanto todas as ações da CODERN se deram em data bem anterior a ação proposta pelo Município de Areia Branca, razão pela qual a empresa está segura da inveracidade proferida pelo Sr. Alexandre Inácio da Silva, Secretário Municipal de Saúde do Município de Areia Branca;

Por fim, a CODERN lamenta o fato e enaltece a importância do Terminal Salineiro para a economia do município de Areia Branca, do Estado do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Companhia Docas do Rio Grande do Norte

Natal (RN), 14 de maio de 2020

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto