Começa o carnaval do voto: veja quem são os candidatos ao Governo do Estado

No carnaval do voto os três principais candidatos já estiveram misturados. Agora é cada um para um lado

A partir de hoje os candidatos estão finalmente liberados para dizerem “vote em mim”. Chegou a aguardada eleição de 2018 que na verdade começou no dia seguinte ao segundo turno de 2014. No carnaval do voto, a folia é nossa com os debates, troca de ataques e a propaganda eleitoral apelativa.

O anticlímax dessa folia, será a ausência de projetos e planejamento para o desenvolvimento do Estado.

No Rio Grande do Norte três nomes surgem fortes para a disputa pelo Governo do Estado: Fátima Bezerra (PT), Carlos Eduardo Alves (PDT) e Robinson Faria (PSD).

Neste carnaval do voto os três se dividiram em três blocos. Num passado recente já estiveram misturados.

Fátima Bezerra

A senadora petista lidera as pesquisas e tem atuação marcante na área da educação. Durante a pré-campanha perdeu muito tempo gastando energia na defesa do ex-presidente Lula, deixando para trás assuntos relevantes do Estado. Ela montou uma aliança pequena com PC do B e PHS, que não lhe garante um bom tempo de TV, mas a poupa de problemas a administrar. Fátima aposta em colar a imagem no ex-presidente Lula para vencer. Terá que se explicar sobre uma doação da JBS recheada de suspeitas pelos adversários.

Carlos Eduardo Alves

Segundo colocado nas pesquisas, o ex-prefeito de Natal credita essa situação ao fato de ser pouco conhecido no interior. Conhecido pela boa capacidade administrativa e pavio curto, Carlos Eduardo chega ao pleito carregando uma chapa pesada com velhos nomes das oligarquias potiguares. A estratégia do pedetista é romper as dificuldades no interior usando da velha estrutura oligárquica. Tem como principal questionamento moral a Operação Cidade Luz que apura desvios de recursos da iluminação pública em Natal. Na última terça-feira, ele viu seu coordenador de campanha no Seridó ser preso (ver AQUI).

Robinson Faria

Governador mais impopular da história recente potiguar, Robinson Faria convive com os péssimos índices de violência, atrasos salariais e uma administração extremamente impopular. Ele não consegue chegar a dois dígitos, mas montou um palanque robusto com vários coadjuvantes da política potiguar. A favor de si, Robinson terá o discurso da experiência. No campo moral, a Operação Dama de Espadas assombra o governador que chegou a ter um pedido de afastamento negado no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

OUTROS

A eleição para o Governo do Rio Grande do Norte tem mais cinco candidatos. Pelo Solidariedade disputa o ex-prefeito de Olho D’água dos Borges, Brenno Queiroga. Ele não conseguiu se reeleger para administrar a cidade di interior.

Pelo PSOL disputa o professor e empresário Carlos Alberto Medeiros. Pela Rede Sustentabilidade entra o servidor público Freitas Junior.

Pelo PRTB o representante de Mossoró na disputa ao Governo é o eterno “líder” estudantil Heronildes Bezerra, conhecido também como “Bispo Heró”, que já disputou a Prefeitura de Mossoró em 2008 e foi impedido de disputar o pleito para vereador em 2012 após ser enquadrado na lei da ficha limpa.

Por fim, o candidato de sempre do PSTU é o professor Dario Barbosa que vem mais revolucionário do que nunca com o slogan “Um chamado à Rebelião”.

Projetos

Até aqui pouco se sabe a respeito dos projetos dos candidatos. A pré-campanha girou em torno de fofocas dos bastidores da políticas, pesquisas e propaganda negativa.

O Rio Grande do Norte vive uma situação desesperadora na segurança pública e uma série de gargalos de infraestrutura que travam o nosso desenvolvimento.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto