Convênio garante R$ 600 mil para agricultura familiar no RN

O Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e a da Agricultura Familiar (Sedraf) e Universidade do Estado do RN (UERN) firma, nesta quarta- feira (19), convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), via Universidade Federal de Viçosa, para a elaboração do Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar (Siraf/NE). O convênio, no valor de R$609 mil, prevê o desenvolvimento do Sistema por parte da instituição estadual de ensino. O evento, que contará com a participação de governadores dos estados do Nordeste, terá transmissão ao vivo pelo canal do Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste, no Youtube, às 16h.
O Siraf/NE é um portal regional que sistematizará a oferta dos produtos da agricultura familiar existentes na Região Nordeste. Além de facilitar o acesso e qualificar as informações de mercado, agilizando os processos de compras governamentais e abrindo novos canais de comercialização com o setor privado, contribuirá com o fortalecimento das cooperativas e associações da agricultura familiar, que serão responsáveis pela alimentação de sua base de dados, dando visibilidade à diversidade dos seus produtos e ao volume de sua produção.
“Estamos muito felizes em saber que a nossa experiência com o Portal de Compras Governamentais da Agricultura Familiar, o Portal Pecafes, nos deu base para propor para o Consórcio Nordeste o desenvolvimento de um sistema que organiza a oferta de produtos da agricultura familiar de toda a região Nordeste, o Siraf, que, assim, como o nosso Portal, também será desenvolvido pela UERN”, falou o secretário de Agricultura Familiar, Alexandre Lima. De acordo com o titular, o valor do convênio será investido em equipamentos de Tecnologia da Informação (TI) e em bolsas para os alunos, professores e profissionais de TI da instituição.
Na ocasião, será lançado o Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE), uma estratégia do Fórum com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, com a finalidade de fortalecer e expandir a agricultura familiar, construída em diálogo com os movimentos sociais e a sociedade civil organizada. Sua implantação está se dando de forma progressiva, a partir das diferentes possibilidades dos governos estaduais, mas cada avanço é compartilhado no ambiente do Fórum, permitindo que sejam replicados, de forma colaborativa.
O evento contará com a participação de governadores da Região, dos secretários estaduais responsáveis por essas políticas, de técnicos e dirigentes dos Governos Estaduais, lideranças e assessores dos movimentos sociais e organismos internacionais.
Serviço:
O quê: Lançamento do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE) e o Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar (SIRAF/NE)
Quando: 19 de agosto de 2020, às 16h
Onde: Canal Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste, no Youtube.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto