Descaso com Coleção Mossoroense se arrasta desde 2013

Museo-14-01-2016cc-22-660x330
Mudança de acervo para o Museu mostrou-se engodo da gestão de Francisco José Junior

Não é de hoje que a Coleção Mossoroense foi entregue ao deleite das traças. Os problemas sempre existiram, mas se tornaram insustentáveis a partir de 2013 quando terminou o mandato da prefeita Fafá Rosado.

A sucessora dela, Cláudia Regina (DEM), diminuiu os repasses à Fundação Vingt-um Rosado. O problema seguiu nos tempos de Francisco José Junior (PSD) na Prefeitura de Mossoró.

A solução encontrada foi deixar o acervo no Museu Municipal Lauro da Escóssia. Mas a ideia que parecia boa, se tornou um desastre. O material que deveria ser posto para exibição aos visitantes do equipamento cultural terminou transferido para a Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte onde foi rebaixado a condição de entulho (ver AQUI).

As frequentes mudanças provocaram perdas de materiais raros. O número é incalculável. “É lamentável. Este acervo é um dos mais importantes do Estado. Só Deus sabe o quanto já se perdeu nestas tantas mudanças que já foram feitas. Enquanto a Coleção Mossoroense não tiver uma sede própria definitiva, ela não estará segura”, frisou o jornalista/poeta Caio Cesar Muniz, ex-editor da Coleção Mossoroense.

Hoje a Fundação Vingt-um Rosado completa hoje 22 anos sem grandes perspectivas e caminhando para definhar por falta de apoio. “Toda Mossoró sabe a razão. Desde o final do último mandato de Fafá Rosado até os dias atuais, a Prefeitura, um dos principais apoios da Fundação, deixou de existir, com isto, ficou insustentável a manutenção do acervo. Alguém pode dizer, como já disseram, que a Prefeitura não tem obrigação de manter este apoio, eu até concordo, não tem apoio legal de fazer isto, mas tem um dever moral de fazê-lo”, diz Caio Cesar.

Nota do Blog: a reportagem não procurou a Prefeitura de Mossoró porque não existe quem responda a respeito do assunto. A pasta da cultura não foi ocupada quando tinha status de Secretaria Executiva e a recriação da Secretaria Municipal de Cultura apesar de toda pressa e desrespeito ao Regimento Interno da Câmara Municipal segue sem titular.

 

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto