Dia Mundial de Luta Contra o Câncer: Número de casos aumentou 28% em seis anos

O dia 8 de abril é lembrado em todo o mundo como o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer. É preciso ficar alerta. De acordo com um estudo realizado pela Agência Internacional de Investigação sobre o câncer (vinculada à Organização Mundial de Saúde), o número de casos da doença no Brasil pode aumentar 40% em até 21 anos, superando as doenças cardiovasculares, como enfarte e Acidente Vascular Cerebral.

Nos últimos seis anos o número de casos de câncer no mundo aumentou em 28%. Para se ter uma ideia, no ano de 2018 a projeção era de 559 mil novos casos de câncer. Para o ano de 2040 a projeção é de 998 mil novos casos.

No entanto, existe um método que vai contra esses dados alarmantes, que é a prevenção. “É preciso destacar que o diagnóstico de câncer não é uma sentença de morte. Quando descoberto cedo, as chances de cura são altíssimas. Então, é preciso realizar os exames preventivos e buscar sempre um especialista”, destacou o médico oncologista, Dr. Valdemir Ferreira.

No Brasil, o paciente com câncer pode receber tratamento na rede pública, através do Sistema Único de Saúde (SUS). É preciso se dirigir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, que caso não tenha condições de realizar o atendimento adequado, irá encaminhá-lo para um ambulatório de especialidade.

“40% dos casos podem ser evitados adotando hábitos saudáveis. As melhores maneiras de prevenir o câncer é evitando o cigarro, ter uma dieta saudável, evitar a bebida alcoólica, fazer atividade física, além de realização de exames de rotina. Tratar o câncer pode gerar muito custo financeiro para o paciente, mas prevenir, não”, frisou, Dr. Valdemir.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), os tipos de cânceres mais incidentes no mundo em 2018 foram pulmão (1,8 milhão), mama (1,7 milhão), intestino (1,4 milhão) e próstata (1,1 milhão).

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto