Diretor da FIERN destaca importância das pessoas na inovação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realizou neste dia 12, o Seminário Desvendar 4.0, que abordou o novo modelo industrial que está sendo implantado em todo mundo. “A máquina está aí para facilitar a vida humana. Tudo depende de como utilizamos. Porque inovação não se faz sem pessoas”, disse o Diretor de Inovação do Sistema FIERN, Djalma Barbosa Júnior, em sua participação na mesa redonda que aconteceu no evento, realizado simultaneamente em todos os departamentos regionais do SENAI nas Federações de Indústrias do país. Confira Galeria de fotos do evento no final.

A palestra magna foi realizada em vídeo conferência, transmitida também para as unidades do interior do Rio Grande do Norte. “O futuro nunca se engana, ele sempre chega” disse o SEO da Porto Digital, Sílvio Meira, especialista em indústria 4.0 e internet das coisas.

Para Anderson Paiva, Diretor do Parque Tecnológico do Instituto Metrópole Digital (IMD), a indústria 4.0 é o caminho. “Este é o novo modelo para se desenvolver inovação”, afirmou.

Na próxima sexta-feira o comitê de inovação da FIERN se reunirá com Anderson Paiva no IMD para tratar desse modelo para o RN.

O representante da Indústria Guararapes Textil, Clodoaldo de Freitas, disse que a empresa já está próxima de alcançar 4.0. “Saímos de 1.0 e agora estamos em torno de 3.0, com mudanças em processos, investimento em novas tecnologias e capacitação do capital humano”.

Em sua palestra ‘Entendendo a Indústria 4.0’, o Especialista em Educação e Tecnologias do SENAI, Wertson Resende, falou da jornada do RN rumo ao novo modelo.

A representante do SEBRAE, Lorena Roosevelt, tratou da micro e pequena empresa nesse contexto. “Inovar quando se trata de micro e pequena empresa tem que se falar de inovação aberta, para cada caso uma adaptação. Saber o que precisamos para esse futuro que vem do futuro”, disse.

A abertura do evento foi feita pelo Diretor Regional do SENAI, Emerson Batista, que saudou a todos em nome do presidente do Sistema FIERN Amaro Sales de Araújo. “Temos que priorizar pessoas, produtividade, competitividade, novos modelos e tecnologias, que levarão nossa indústria para o futuro com desenvolvimento”, afirmou.

O evento contou com a presença dos presidentes de sindicatos, Alberto Serejo (Sindemest) e Marcelo Rosado (Sinecim), da Superintendente do IEL, Maria Angélica, e da Gerente de TI da FIERN, Adriane Oliveira, além de empresários, profissionais de Tecnologia da Informação e graduandos da área.

Compartilhe:

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *