Em menos de uma semana RN tem mais de 500 confirmações de Covid e número de casos chega a 2.537

Dados foram informados durante coletiva com o secretário adjunto de Saúde do RN, Petrônio Spinelli (Imagem: Reprodução)

 

Apesar da subnotificação, os números confirmados do novo coronavírus no Rio Grande do Norte, chegaram a 2.537 nesta quinta-feira, 14. São, 548 casos a mais do que o informado no boletim epidemiológico emitido pela Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP – RN) na segunda-feira passada, 11 de maio. Os dados atualizados foram informados hoje, pelo secretário adjunto de Saúde, Petrônio Spinelli, durante coletiva de imprensa em Natal.

O Estado registra 107 mortes com confirmação de Covid-19. Os seis óbitos informados hoje são referentes a duas pacientes de Canguaretama, uma de 84 anos e outra de 68; um paciente de 70 anos da cidade de Pendências; dois pacientes de Natal, sendo um homem de 39 anos e outra pessoa de 57 anos; e um paciente de 61 anos do Ceará que faleceu no Rio Grande do Norte. A quantidade de óbitos em investigação corresponde a 56 casos.

O Estado tem ainda 8.438 suspeitos do novo coronavírus, 6.636 casos descartados e 853 pacientes recuperados.

Com relação à taxa de ocupação dos leitos, o secretário adjunto de Saúde, afirmou que essa está sendo uma semana de abertura de leitos, que permitiu diminuir a superlotação.

De acordo com Petrônio Spinelli, a cidade de Pau dos Ferros receberá seis respiradores a mais, a região do Seridó também terá abertura de leitos. Em Natal foram abertos onze leitos no Hospital Giselda Trigueiro e o número de leitos na unidade deve ser ampliado após a transferência da enfermaria para o Hospital Universitário Onofre, que deve ocorrer na segunda-feira Lopes. Ne Região Metropolitana está havendo movimentação para abertura de dez leitos no Hospital da Polícia. Já em Mossoró, o secretário informou que nesta semana haverá abertura de leitos no Hospital Regional Tarcísio Maia e no Hospital Rafael Fernandes.

Mesmo com a abertura de leitos, a pressão nas regiões Oeste e Metropolitana de Natal ainda é grande. Segundo o que foi apresentado pelo secretário, a taxa de ocupação de leitos exclusivos para o tratamento de pacientes adultos com sintomas de Covid é de 93% no Oeste, 89% na Região Metropolitana e 53% em Caicó. Em Pau dos Ferros não havia leitos ocupados.

Petrônio Spinelli alertou sobre a pequena variação na taxa de isolamento social, que permanece baixa e informou sobre a demanda de pacientes com sintomas do novo coronavírus atendidos em prontos-socorros que aguardam regulação. Segundo ele, a fila tem oito pacientes classificados como ’prioridade 2’ e cerca de 32 pacientes nas prioridades 3 e 4. No momento da coleta dos dados apresentados pelo secretário não havia pacientes classificados como ‘prioridade 1’ aguardando regulação.

Durante a coletiva, o secretário falou sobre o estudo a respeito da solicitação apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN), que entrou com uma ação civil pública solicitando que o poder judiciário determine o decreto de locdown por, no mínimo, 15 dias.

Spinelli afirmou que são angústias justas e se reafirmou a necessidade de um isolamento social mais amplo, para que sejam abertos leitos suficientes, que a curva epidemiológica seja achatada e que haja oportunidade de as pessoas terem as suas vidas salvas. Ele acrescentou que a questão será analisada e que a tarefa do isolamento social é complexa e requer unidade entre Estado, municípios e sociedade.

Antes da apresentação dos dados pelo secretário adjunto de Saúde, o coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/ UFRN) e representante do Rio Grande do Norte no Comitê Científico de Combate ao Coronavírus no Consórcio Nordeste, Ricardo Valentim, falou sobre o assunto.

Ele disse que observa a preocupante queda nos indicadores de isolamento social e que é necessário que a sociedade esteja comprometida com o isolamento. Ricardo Valentim também falou sobre as filas em bancos e órgãos públicos e sobre a necessidade de aprimorar a forma de pagamento dos benefícios. Para ele, existem várias questões a serem definidas antes de se discutir uma medida de restrição mais radical.

 

Notas do blog: O boletim desta quinta-feira, ainda não foi liberado e, como observado em boletins anteriores, pode conter números diferentes dos informados durante as coletivas de imprensa, conforme a Sesap atualize as informações ao longo do dia.

Em decorrência dessa atualização, a matéria sobre a coletiva da segunda-feira publicada no blog informou que havia 1.935 casos confirmados, enquanto o boletim da mesma data, divulgado após coletiva de imprensa, informou 1.989 casos, número observado para a produção desta matéria.

Com relação ao óbito de um paciente de Mossoró ocorrido hoje, a informação ainda não havia sido repassada pela Sesap no momento da coletiva.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto