Entidade acusa Prefeitura de “afanar” honorários médicos

A Clínica de Anestesiologia de Mossoró (CAM) envia artigo ao Blog do Barreto artigo em que faz duras críticas a administração municipal a quem acusa de “afanar” (mesmo que roubar”) honorários de plantonistas.

Abaixo o texto:

AO ARREPIO DA LEI 

 

                Saúde nunca foi ou será  prioridade em Mossoró.

“ A Obstetrícia  reflete o grau de civilização e moral de seu povo, pois revela o zelo que se tributa  a mãe e ao futuro cidadão , finalidade da política social de todos os tempos “

Os anestesiologistas da Clínica de Anestesiologia de Mossoró,  plantonistas  da Maternidade Sob Longa Intervenção Federal   ou Casa de Saúde Dix-Sept  Rosado, ou APAMIM,   foram ludibriados pela ridícula  administração da Prefeitura Municipal de Mossoró.  Uma enxurrada de incompetência sem  precedentes.

 Pasmem os senhores, pois a  Prefeitura Municipal de Mossoró AFANOU os honorários dos plantonistas. Aproximadamente 200 anestesias/mês,  são administradas em gestantes, com um padrão  técnico anestésico  excelente.  A Prefeitura Municipal de Mossoró,SURRUPIOU  os salários dos meses de dezembro de 2015, setembro, outubro , novembro  de  2016 e não haverá pagamento dos plantões de dezembro de 2016 evidentemente.  Que incentivo existe nesta relação laboral sem nenhuma segurança jurídica ? E o mais grave, não existe proteção jurisdicional !

Neste dia 31 de dezembro, o s anestesiologistas deixarão a divina paz de suas residências para fazer plantão e salvar vidas e enquanto isso uma corja de  bajuladores estará fazendo chacota com os médicos.

Tem calote de anestesias realizadas em junho de 2015. O aniversário de  um ano de apropriação indébita  ( artigo 168 CPB )  foi comemorado  na época da OPERAÇÃO ANARRIÊ.   E à guisa de curiosidade… existiu algum “ problema “ com os inocentes  da farra do São João ???

O calote foi  oficializado no Salão dos Grandes Atos –  Palácio  Rodolfo Fernandes – e no Forum, Junto a Primeira Promotoria de Saúde de Mossoró ( TAC )  e,    atinge um trabalho realizado com grande responsabilidade e comprovadamente atestado,  na  maternidade sob intervenção federal  . Não existe  nenhuma ameaça de punição para os gestores da sa&uacu te;de.  Os anestesiologistas,  sim, foram ameaçados de prisão inexplicavelmente e o mais grave, com o conhecimento dos diretores médicos da JUNTA.  UMA TENTATIVA ESDRÚXULA DE INTIMIDAR TODA A CLASSE MÉDICA.  A junta Interventora  solicitou, à  Justiça,  a prisão dos anestesiologistas da CAM. Qual o hediondo crime? Não aceitar passivamente este tipo de agressão. Temos direito de trabalhar e receber! É constitucional !   Honorários médicos significam  salários, manutenção de famílias .

Todavia, existem fatos que permanecem não muito bem explicados. A junta interventora, que administra uma maternidade AUTOFINANCIÁVEL unicamente com o repasse do SUS, contratou três ou cinco anestesistas que merecem verdadeiras honrarias ou moção de aplausos na Câmara de Vereadores de Mossoró, porque estes trabalham sem nenhuma remuneração. Caridade e bondade extremas.  Sábado, dia 17 de dezembro, junto com uns ginecologistas,  realizaram anestesias para mais de 10 ( dez ) histerectomias em poucas horas.  

Em tempos de crises econômicas e calote institucional , alguns médicos com surto de caridade e amor aos pacientes realizando cirurgias em séries sem remuneração é no mínimo estranho. Produção de cirurgia em série “ Pelo SUS “ ? Como esta equipe recebe honorários ?  É um contrato com quais signatários  e com quais termos?  Não há preocupação com fadiga humana !  Quem  “ banca “ este atendimento ou esta produção em série ? Por analogia é como  se uma máquina  produzisse parafusos, próteses, etc, etc.   A Junta Interventiva, a P M M , a SESAP ?  Haverá emissão de documentos fiscais  ? Quem emite as notas fiscais em nome de quem ? Haverá possibilidade deste atendimento ser totalmente  feito em caráter particular ?  Parabéns, realmente a população de Mossoró encontra-se muito bem economicamente. Trabalho e muita renda !  Existe pagamento de cirurgias eletivas  para uns e outros não ?  Na administração  pública isso é bem “ esquisito “ e merece explicações por parte dos poderes públicos.  São várias perguntas sem respostas.

Esta maternidade é beneficiada por verbas públicas: rede cegonha, parto feliz, humanização de atendimento. A Lei da transparência já foi deletada.  Até  mesmo um TAC foi “ atropelado “ pelo poder da PMM.  

Pobre Mossoró, aqui tudo pode ao arrepio da Lei. “ Doar terreno, se apropriar de salários, SAMU sem ambulância, hospital sem vigilância armada,  “ tocar fogo em cilindros de oxigênio , diretora ordenar que os funcionários fiquem no antro do  incêndio ( talvez para explodir junto com os médicos ) assaltos em unidades de saúde, &nbs p;etc, etc, etc  e ninguém é responsabilizado  pessoalmente.  .

Ficamos sem entender. A maternidade sob intervenção federal é autofinanciável, todavia, os plantonistas da anestesiologia, estão sem receber há mais de um ano e a MATERNIDADE permite  a realização de cirurgia eletiva, inclusive cirurgia estética.  As cirurgias eletivas não tem a importância das cirurgias de urgências e emergências realizadas na obstetrícia ( maternidade ) . Ge stantes são salvas diuturnamente e os anestesiologistas não são tratados com dignidade. Na cidade sem Lei, os anestesiologistas tem um inútil contrato com a previsão de valores justos, possíveis e acordados só não existe mesmo é o cumprimento das cláusulas por parte dos que participam da macacada da PMM. Até bem pouco tempo, a Seretaria Municipal de Saúde de Mossoró era uma anexo da APAMIM.  Alguem chorou ? Na administração pública não deveria haver espaço para teatro!!!!!!

Esses senhores anestesistas contratados pela junta ou pela secretaria de Saúde de Mossoró  não fazem parte da CAM . Seus salários são pagos rigorosamente em dia e com todos os direitos trabalhisticos assegurados: décimo terceiro, férias remuneradas, CARGA HORÁRIA  ( ????????? )correta, FGTS, INSS, ISS,   “ carteira assinada “ tudo rigorosamente comprovado pelo Sindicato e pelo Ministério do Trabalho. Excelente. Total proteção jurídica.

Todavia, tudo é muito estranho. Não há nenhuma demonstração de insatisfação por parte de outras especialidades, o que comprova que somente os anestesiologistas são discriminados. Já solicitamos em várias oportunidades que a JUNTA Interventora encaminhasse para o CRM todas as irregularidades da CAM, incapacidade técnica, cirurgias suspensas por falta de anestesiologistas, irresponsabilidade, abandono de pacientes , irregularidades junto ao Conselho Federal de Medicina,  etc, etc.  As vezes as condições técnicas de trabalho não são as ideais e mesmo assim superamos todas  adversidades  e salvamos vidas no total anonimato. Nunca existiu por parte da fenomenal administração desta maternidade sob longa intervenção e autofinanciável  nenhum  elo gio, nenhum reconhecimento.   O  único incentivo  que escutamos são palavras sábias tipo: “ QUEM NÃO TIVER SATISFEITO QUE DEIXE “ . Principio administrativo sábio, importante e digno dos maiores administradores de Unidade de Curativo  da  Favela do Cachorro Morto  ou quem sabe da Favela do Veio.

Ainda esta semana, passaremos a anestesiar apenas as gestantes de alto risco: iminência de eclâmpsia (quadro  grave de uma gestante ) ;  hipertensão arterial associada a gravidez, gestante diabética ou portadora de lúpus, hemorragias maciçaa, etc, etc, que seria a competência da SESAP. È a assistência que corresponde ao perfil do Hospital da Mulher recentemente excluído do sistema. Todas essas patologias  apresentam alta probabilidade de agravar a saúde de uma  mulher grávida.. As cesareanas de gestantes de baixo risco ( essas do pré –natal em consultório privado ), pós-datismo  (  passando da data  < /span>) devem procurar os  gestores da saúde pública de Mossoró , para posterior encaminhamento para Russas.  

 Nesta maternidade funciona uma residência de Ginecologia e Obstetricia. Haverá condições adequadas para preparar esses jovens médicos.?

A SESAP vem cumprindo os seus compromissos.

A Secretaria de Saúde do Município de Mossoró é prejudicial a saúde.  Corresponde a falência total de múltiplos órgãos. Um carcinoma alcançou o sistema de Saúde.

A administração da érea da Saúde,  se existir o mínimo de compromisso, seriedade, prioridade deve ser feita com alto grau de profissionalismo  e não por indicação de esquemas de apadrinhamento políticos.

O magnetismo do porvir é preocupante. Não há esperança e não acreditamos mais em nenhum tipo de promessa.

Mossoró, dezembro de 2016

Clinica de Anestesiologia de Mossoró

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto