Esclarecimento do Blog do Barreto

Estava fazendo meu trabalho quando uma fonte me liga para informar que a ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP) estava no Fórum Celina Guimarães tentando registrar a candidatura a prefeito de Mossoró e não conseguiu a documentação.

Imediatamente liguei para as fontes do TRE e ninguém atendia as ligações nem respondia as mensagens no Whatsapp. Fiz contato com outra fonte que confirmou a movimentação no TRE. Havia segurança na informação por se tratar de fontes confiáveis, de muitos anos de convivência. Acreditei.

Dei a notícia sabendo que ela seria amplamente rebatida pela militância rosalbista. A assessoria jurídica rebateu e imediatamente registramos o contraditório como manda fazer o manual do bom jornalismo.

A assessoria jurídica de Rosalba enviou uma nota deselegante, me desrespeitando enquanto profissional.

Só a tarde consegui conversar com o pessoal do TRE. A informação é de que a advogada Rosalba está munida de uma certidão negativa da Procuradoria da Fazenda Nacional e está pleiteando a emissão da certidão de quitação eleitoral. A resposta era de que essa documentação deveria ser entregue por escrito. Essa mesma informação não foi confirmada pela outra fonte do TRE.

São muitas informações desencontradas.

Além disso, um leitor do Blog enviou um print em que o deputado federal Beto Rosado (PP) admite que Rosalba não registrou a candidatura por falta de uma documentação. Esse dado confunde ainda mais um caso difícil de ser confiavelmente esclarecido.

O que posso garantir com segurança nesse momento é que a certidão que estaria faltando não impediria o registro de candidatura de Rosalba. Poderia registrar e fazer uma diligência posterior.

Claro que algumas perguntas ficam em aberto. Uma delas é: por que ir ao cartório eleitoral acompanhada de fotógrafo? Por que ela ir pessoalmente a um local para apresentar certidões se isso normalmente é feito pelo advogado?

Se me perguntarem qual a minha opinião pessoal sobre esse caso? Digo que há um festival de informações desencontradas e que eu acredito que esse documento se realmente estiver faltando não será impeditivo para o registro de candidatura dela na segunda-feira.

Se eu estiver errado não terei problema nenhum em reconhecer o erro até porque sou um ser humano que erra como qualquer outro. Se eu estiver errado não terei o menor pudor em pedir desculpas e deixar de confiar na fonte em questão por ter me induzido ao erro.

Meu compromisso maior é com você, leitor.

Comments

comments

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter

Canal Bruno Barreto