Estamos em uma bandidocracia

Bandidocracia

A palavra “democracia” vem do grego Demos (povo) mais a derivação de kratos (poder). Trocando em miúdos o poder é exercido pelo povo através do voto. Isso acontece no Brasil? Não. Não se trata de um “não” qualquer, mas é com o significado de que não acontece de maneira nenhuma.

Não somos uma democracia. Aqui o povo não merece uma democracia, nem sabe o que é uma. Acha apenas que se trata da vontade de uma maioria que esmaga as minorias como se a não houvesse a necessidade do equilíbrio entre as camadas sociais. Pior: a única minoria que se beneficia de alguma coisa são os plutocratas (elite política e empresarial) que trocam favores no topo da sociedade.

Na prática não estamos em uma democracia, mas numa bandidocracia que é o governo dos bandidos. Temos dois tipos de gatunos no comando: 1) políticos que promovem o saque ao Estado; 2) criminosos do asfalto que roubam a nossa paz. A primeira categoria provoca uma espécie de síndrome de Estocolmo coletiva (desenvolvimento de simpatia pelo próprio algoz) que levam as pessoas a brigarem pelos seus bandidos engravatados preferidos. Uns fazem isso sem o menor constrangimento à esquerda, já os da direita fingem não ter, mas não enganam a ninguém. A segunda provoca repulsa por ser mais explícita e violenta.

O fato é que de gravata ou de chinelo eles comandam a nossa bandidocracia. Não duvide as alas que comandam o crime não trabalhem juntos.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto