Falta dinheiro ou transparência?

Por Plúvia Oliveira

O Executivo Municipal aprovou na Câmara de vereadoras/es de Mossoró um projeto que suspende as contribuições patronais ao Instituto Municipal da Previdência Social (PREVI) até o final do ano, alegando dificuldades financeiras e a baixa arrecadação do município nesse período, mas se compararmos o período do ano passado com o mesmo desse ano, a prefeitura arrecadou 20 milhões a mais. O que justifica a prefeitura querer suspender a contribuição previdenciária dos servidores? Gerando assim uma dívida que ultrapassa 100 milhões de reais com o Instituto.

A falta de gestão e transparência nos leva a evidenciar diversos problemas. A prefeitura é criativa em deturpar fatos e acumular dinheiro. Só em iluminação pública, em 2020, nos 5 primeiros meses, a prefeitura já acumulou mais que o dobro esperado para o ano todo. O Mossoró Cidade Junina, A Cidadela Junina e o Chuva de Bala no País de Mossoró, que não estão sendo realizados nesse ano por conta da pandemia do novo coronavírus, tinha um orçamento inicial de quase 7 milhões de reais. Pra onde foi esse dinheiro? Por que não pode servir aos artistas da nossa cidade? Por que não direcionar parte desse recurso para pagar dívidas do MCJ de 2019, que somam 326 mil reais?

Dos 27 milhões que a prefeitura recebeu e estão disponíveis para investir no combate ao coronavírus, apenas 9% desse valor foi utilizado. A prefeitura ainda conta com mais de 5 milhões, que já foram repassados pelo Governo do Estado, 2 milhões a mais do que o esperado para o ano de 2020 inteiro. Não podemos esquecer do empréstimo de pouco mais de 150 milhões realizado às pressas pela prefeitura próximo do fim da gestão, pra anunciar obras em todos os setores em plena campanha eleitoral.

A falta de transparência é uma marca da gestão de Rosalba, a prefeitura já utilizou mais de 300 mil reais provindos do Fundo para Infância e Adolescência (FIA) e não prestou contas no que esse valor foi utilizado.

Se juntarmos a dívida da prefeitura com a PREVI e o empréstimo milionário, os próximos anos em Mossoró serão severos para a economia. Rosalba aprofunda a cidade numa crise e somado a isso também não faz a gestão do dinheiro público de forma transparente.

Este artigo não representa necessariamente a mesma opinião do blog. Se não concorda faça um rebatendo que publicaremos como uma segunda opinião sobre o tema.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto