FIERN/Certus: pesquisa para o Senado aponta cenário imprevisível com quatro nomes empatados

A disputa para o Senado no Rio Grande do Norte tende a ser uma das mais emocionantes dos últimos anos conforme atestam os números da pesquisa Retratos do RN encomendada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN).

Quatro nomes estão empatados dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na soma de primeiro e segundo voto seguindo a metodologia de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o senador Garibaldi Alves Filho (MDB), o capitão Styvenson Valentim (REDE), o ex-senador Geraldo Melo (PSDB) e a deputada federal Zenaide Maia (PHS) estão separados por menos de 3%.

Com 15,09% Garibaldi é o candidato mais rejeitado segundo o Instituto Certus.

Confira os números

Pesquisa estimulada Senado

*A metodologia do TSE soma e divide os percentuais para chegar aos dados. O IBOPE e os demais institutos locais estão fazendo a soma e omitindo a divisão.

Pesquisa estimulada usando apenas a soma de primeiro e segundo voto (sem divisão)

Rejeição

A pesquisa FIERN/Certus ouviu 1.410 eleitores entre os dias 14 a 17 de setembro em 8 regiões do RN. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com sob os protocolos BR-04034/2018 e RN-07782/2018.

 

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto