Governo define data para retorno da venda de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes

A terceira e última fase do Plano de Retomada Gradual das Atividades Econômicas que estava prevista para iniciar nesta terça-feira, 28, foi adiada por sete dias pelo Governo do Estado. O órgão resolveu acatar a recomendação do Comitê Científico Estadual de transferir para o próximo dia 5 de agosto a primeira fração da terceira fase do plano, retardando a reabertura de bares e restaurantes de maior porte e a permissão para venda de bebidas alcoólicas.

Para regulamentar a decisão foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado na tarde desta segunda-feira, 27, a Portaria nº 15/2020 que determina o adiamento das atividades dos estabelecimentos de alimentação (restaurantes, lanchonetes, food parks, bares e barracas de praia) com área acima de 300 m².

O Governo considerou a recomendação do Comitê Científico como uma medida sensata, importante para que não ocorra o aumento no número de casos de Covid-19 nas semanas seguintes a uma maior flexibilização das atividades, como registrado em outras cidades brasileiras. “O Estado aprovou a recomendação do Comitê, que foi decidida por unanimidade, com prudência e cautela. Vamos adiar por uma semana”, afirmou o secretário estadual de Saúde Pública (Sesap), Cipriano Maia, ao anunciar o adiamento.

A taxa geral de ocupação de leitos críticos para pacientes de Covid-19, nesta segunda-feira chegou a 66,6%, o que aponta para uma redução neste percentual. Porém, os estudos do Comitê Científico mostram que há no Estado 111 municípios com a taxa de transmissibilidade maior que 1 (até a semana epidemiológica 29, encerrada em 18 de julho) entre eles cidades de grande porte como Mossoró, Natal e Parnamirim.

As aglomerações recentes nas praias de Ponta Negra e de Pipa e no município de Santa Cruz, são alguns dos motivos que levaram os cientistas à recomendação ao Estado.

Informações da Assessoria de Imprensa do Governo do RN.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto