Homenagem da Prefeitura de Mossoró ao Dia dos Professores gera reação negativa nas redes sociais

Homenagem termina em desmentidos constrangedores

A Prefeitura de Mossoró postou nas redes sociais uma homenagem ao Dia dos Professores transcorrido ontem, dia 15.

Na tag a gestão municipal afirma estar pagando salários em dia e acima do piso nacional da categoria além de investir em formação continuada, 14º salário e progressão funcional. Também é citada a realização de um processo seletivo simplificado.

A reação foi a pior possível.

“Fico me perguntando se a homenagem é para os professores ou para a prefeitura . Onde está a exaltação do trabalho do professor?”, questionou Leidiane Duarte.

Ramilson Macêdo Saldanha elevou o tom: “Por que não diz a verdade? A prefeitura não paga o Piso Nacional, trabalhamos em condições precárias, falta de material, salas superlotadas e quentes”.

Jobson Kmkz disparou: “Se a valorização é o melhor “presente” então neste ponto a prefeitura”faltou a aula”. Temos sido perseguidos e humilhados por esta gestão. Onde está o nosso aumento?”.

Não faltaram reclamações sobre a falta de diálogo. “Diálogo, é isso que nossos professores querem e merecem, no entanto, a senhora Rosalba tem tentado calar a voz de nossos professores. A educação é um ato de coragem, os professores e estudantes de Mossoró lembrarão da atuação da senhora Rosalba ano que vem e estarão na linha de frente contra seu governo”, disse Melissa Filgueira.

Ainda houve comparações entre o 15 de outubro e o 1º de abril, dia da mentira.

No início da noite a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDSERPUM), Marleide Cunha, apontou pontos que contestam o discurso da comunicação da prefeita Rosalba Ciarlini (PP).

Confira:

Esse pôster da prefeitura em suas redes sociais não é homenagem aos professores é uma ofensa. A gestão Rosalba mais uma vez desrespeita porque mente para esconder a DESVALORIZAÇÃO dos professores. Ela precisa mentir para manter-se no poder e nós precisamos mostrar a verdade para não sermos feitos de idiotas. Quem quiser saber a verdade, acompanhe:

1 – A prefeita Rosalba DIMINUIU o Piso Salarial, pois aplicou índice de reajuste MENOR que o determinado pelo Piso Nacional;

2 – Não paga salário em dia, pois paga aos pedaços.

3- REDUZIU drasticamente o número de escolas premiadas com o 14° salário. Em 2016 foram 29 escolas e UEIs, enquanto que na gestão Rosalba caiu para apenas 13. Aumentam o rigor para premiar menos. Cadê a valorização?

4- Tentou impedir a progressão dos professores de 40h e só pagou as peticionadas em 2017 de forma parcelada e por força da pressão da greve. Ainda deve 2018.

5 – Não faz concurso público, preferiu amarrar os professores em contratos precários.

6- Diminuiu drasticamente as oportunidades de formação continuada.

7- Entende que o Plano de Carreira dos professores é um problema para a gestão, por isso, procura formas de fragilizá-lo.

8 – Deixa as escolas sucateadas sem condições básicas de trabalho para os professores;

9- Descontou salário ilegalmente em uma greve e depois ainda quis humilhar os professores com a aberração de um tal termo de compromisso. Os professores reagiram e deram uma lição de honradez não se submetendo.

10- A gestão Rosalba não tem concepção de Educação definida, por isso, se apega a qualquer modismo e só enxerga o valor econômico. Vê a educação como produto de mercado.

Enfim, a lista seria longa, mas vou resumir: Essa é a gestão que mais desvalorizou os professores e mais desrespeita o direito das crianças a uma educação pública de qualidade.

Poderia ao menos não mentir tanto.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto