Livro conta história de moradores de rua em Mossoró

Emanuela de Sousa lança livro na sexta (Foto: divulgação)

A jornalista Emanuela de Sousa lança em dezembro, Sinal Fechado, livro-reportagem sobre pessoas em situação de rua, pela Editora Sarau. Na publicação a autora conta a história da população de rua em Mossoró, com destaque para 30 reportagens escritas com o cuidado de quem trata da vida humana. Fazendo uso do jornalismo literário, Emanuela retrata as dores, pensamentos e desafios de quem vive às margens do abandono.

Sinal Fechado é um livro capaz de despertar a sensibilidade do leitor em relação à temática abordada. Quando foi a última vez que você parou e olhou nos olhos de uma dessas pessoas com quem já deve ter cruzado o caminho? Este é apenas um dos questionamentos que a escritora aborda em sua obra. É tempo de avançar o sinal para este tema tão importante.

A autora

Emanuela Patrícia de Sousa é radialista e jornalista formada pela UERN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Potiguar, nascida em 1981, começou a trabalhar em rádio aos 16 anos de idade. Nunca mais calou a voz. Em agosto de 2009, teve o primeiro contato com a TV, um universo apaixonante.  Unir os dois veículos virou um grande desafio para a jornalista que trabalha em frente às câmeras, e não esquece o estúdio de rádio.

Em abril de 2014, a problemática sobre pessoas em situação de rua já era uma das principais pautas para a repórter que sempre acreditou no jornalismo como um pilar capaz de compor uma sociedade mais democrática. Naquele ano, Emanuela levou ao ar, pela TCM Telecom, TV Cabo Mossoró, Excluídos, a série com cinco reportagens sobre  a população de rua em Mossoró.

Sensível ao tema e disposta a retratar a realidade de maneira humana, em 2018 Emanuela decidiu mergulhar ainda mais fundo. Para concluir o curso de Jornalismo, quis escrever um livro-reportagem sobre pessoas vivendo em condições de rua. Assim nasceu Sinal Fechado, uma obra capaz de gerar sentidos e construir significados.

Atualmente Emanuela trabalha na TCM Telecom como jornalista e âncora no Jornal Bom Dia Mossoró. Ela carrega o propósito de ajudar a melhorar o mundo e acredita que este livro é mais um passo nessa tomada de decisão. “O sinal pode estar fechado, mas podemos abrir caminhos”.

Serviço

*Tipo de evento: Bate papo, sessão de autógrafos, exposição fotográfica sobre o tema, com mostra do trabalho do fotografo Claúdio Júnior; Apresentação musical da banda Oitavo Andar;

*Local: RustCafé do Memorial da Resistência, Av. Rio Branco;

*Data/horário: 06 de dezembro / às 19h;

* Ingresso:  Aberto ao público.

Nota do Blog: Manu, como chamamos carinhosamente, é uma das pessoas mais sensíveis que conheço. Tenho certeza de que sua obra trará histórias emocionantes e descritas com a delicadeza de sua personalidade. Estarei presente para ter prestigiar.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto