Maioria dos estudantes que participou de enquete escolhe maio para aplicação do Enem; mas datas não estão definidas pelo Inep

Data de aplicação das provas ainda não está definida, mesmo com a consulta aos inscritos  (Foto: Web/ Autor não identificado)

A maioria dos estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2020 que participou da enquete promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) escolheu o mês de maio de 2021 para aplicação das provas entre as opções apresentadas pelo MEC. O resultado da enquete foi divulgado nesta quarta-feira, 1º, pelo secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e pelo presidente do INEP, Alexandre Lopes, segundo informações da própria página do Ministério da Educação.

Segundo a alternativa que teve mais votos, o exame seria aplicado nos dias 2 e 9 de maio, para aqueles que farão o Enem impresso, e nos dias 16 e 23 de maio, para os que realizarão o Enem digital.

De acordo com o MEC 1.113.350 pessoas, o que equivale a 19,3% dos inscritos no Enem, participaram da votação, realizada no período de 20 a 30 de junho.

Segundo o Ministério da Educação, do total de inscritos que respondeu à enquete, 553.033, o que corresponde a 49,7%, optaram pelo mês de maio, data mais distante entre as opções sugeridas na votação. 393.902 (35,3%) escolheram o mês de janeiro, com previsão de aplicação do Enem impresso nos dias 10 e 17 e do Enem Digital nos dias 24 e 31. 167.415 (15%) optaram pelo mês de dezembro deste ano, com sugestão de realização do Enem impresso nos dias 6 e 13 do último mês deste ano e do Enem digital nos dias 10 e 17 de janeiro.

Em seus perfis nas redes sociais, o Inep afirmou que o resultado não define a data de realização do Enem 2020 e diz que a enquete foi feita para entender e discutir o cenário de realização do Exame, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Conforme publicação no site do MEC, o Ministério e o Inep avaliarão a contribuição, em conjunto com as entidades representantes da educação, como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), Associação Nacional dos Centros Universitários (ANACEU), e Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP).

Ainda segundo a publicação, a expectativa, segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, é de que a data definitiva de realização das provas do Enem 2020 seja divulgada este mês.

Ao todo, 5,9 milhões de pessoas se inscreveram no Enem 2020. Em 2019, o número de inscritos foi de 5,1 milhões, conforme o Inep.

Inicialmente, as provas do Enem 2020 estavam previstas para serem realizadas em novembro, mas devido a pandemia do novo coronavírus a data foi cancelada.

Compartilhe:

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *