Meu protesto solitário contra a hipocrisia seletiva

“Não há nada de errado com aqueles que não
gostam de política, simplesmente serão
governados por aqueles gostam”.

Platão

O brasileiro adora dizer que tem “noooojooo” de política. O brasileiro orgulha-se de ser “apartidário”. Esse enche o peito para dizer solenemente que não tem nada contra nem a favor político a ou b.

Essa preguiça de ter uma posição política explica porque o PMDB é o maior partido brasileiro. A legenda personifica o que há de pior em ser do “centrão”. O PMDB não tem nada contra nem a favor nenhum partido desde que ele esteja no poder. Isso é a cara do Brasil.

Veja os protestos de hoje. Dá para dizer que é contra a corrupção? Não. É contra o PT, Dilma e Lula. Nunca contra a corrupção.

Isso exime o petismo? Não. O PT decepcionou o país ao se envolver em casos de corrupção. Mas o correto a dizer a respeito dos protestos de hoje é que são contra Lula, Dilma e o PT. É mais intelectualmente honesto do que afirmar que é contra a corrupção.

Por que escrevo isso? É porque sou assumidamente simpatizante do PT? Não. Tenho muitas críticas ao partido e ao dogmatismo dos seus militantes. O PT me decepciona sim e às vezes penso em buscar uma outra alternativa para o país, mas não vejo algo viável que seja melhor que o PT. Por isso, de forma medíocre, assumo, continuo apostando no menos ruim.

Ou você, que vai protestar hoje, acha que pode haver um ato contra a corrupção sem falar nos outros partidos.

No PMDB Eduardo Cunha se sustenta na presidência da Câmara dos Deputados de forma truculenta intimidando seus pares que também estão envolvidos em casos de corrupção. Ele foi denunciado por ter cinco milhões de dólares não declarados numa conta na Suíça e já é réu da operação Lava Jato.

Se Lula tem o sítio e o tríplex no Guarujá, Fernando Henrique Cardoso tem o apartamento em Paris. Um caso tão mal explicado quanto o outro. Por que você não vai à rua pedindo punição a FHC? Justo ele que é acusado de receber cem milhões de dólares em propina na Operação Lava Jato pelos mesmos delatores que apontam os dedos para o PT e pagava pensão a uma ex-amante com ajuda de “amigos”.

Você sabia que a corrupção na Petrobras começou em 1997 quando Fernando Henrique era presidente. Curiosamente é o ano em que a emenda da reeleição passou com fortes suspeitas de compra de parlamentares.

No PSDB tem aquele que foi considerado o mais chato cobrador de propina. O nome dele? Aécio Neves. As palavras são dos mesmos delatores que acusaram o PT.

Vou ficar por aqui para não ter que ficar escrevendo sobre José Serra, Geraldo Alckmin, governador que manda bater em professor, desvio da merenda escolar, cartel do metrô, Daniel Dantas, José Agripino, fantasmas e tantos outros assuntos.

Meu protesto ideal hoje seria contra a corrupção. Nisso incluiria Lula, Dilma e o PT. Mas também deveria exigir o mesmo empenho do juiz Sérgio Moro e da Polícia Federal contra os protegidos da mídia.

Falar em protesto apartidário hoje é hipocrisia e o brasileiro é tão criativo que o nosso inconsciente coletivo fez surgir a hipocrisia seletiva.

É a hipocrisia da hipocrisia.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto