Milton Marques lança livro em 2 de dezembro

dejavu-sera-lancado-dia-2-de-dezembro-por-milton-marques-de-medeiros

Em recepção para convidados, o superintendente da TV Cabo Mossoró (TCM) Milton Marques de Medeiros lançará o livro Déjàvu no dia 02 de dezembro, às 19h30, no Pátio das Antenas, sede da própria TCM. Déjàvu é uma compilação das crônicas que ele escreveu no jornal Gazeta do Oeste, em coluna homônima publicada aos domingos, durante 15 anos, até o fechamento do periódico. “Sempre me incentivaram a lançar um livro, mas eu achava que as colunas eram muito focais, assuntos apenas daquele momento. Porém, depois percebi que muitas são atemporais, de cunho científico, outras de caráter de resgate histórico da nossa cidade. São crônicas de leitura rápida”, conta Milton Marques.

A obra sairá pela editora Sarau das Letras com o subtítulo “A Trilogia Volume I”. O compêndio reúne, em formato de Box, três tomos dos textos publicados na Gazeta do Oeste entre 2001 e 2003. Déjàvu tem organização de Raí Lopes, capa e projeto gráfico de Augusto Paiva e revisão de texto de Adriana Santos e Cadu Paiva. “A expressão Déjàvu, ela é utilizada pela Psicanálise quando a pessoa faz a catarse, entra em estado de transe, em regressão e diz o que foi o passado, digamos assim. O termo aplicado no livro não tem o sentido semântico aplicado na Psicanálise. Para o livro, eu esclareço que o título Déjàvu está no sentido genérico. Como os temas são escritos para o grande público leitor, achei por bem utilizar a expressão simples e abrangente do Déjàvu como fatos já vistos, já presenciados e anteriormente acontecidos, no caso, a referência a coluna na Gazeta”, explica Dr. Milton Marques que exerceu a medicina psiquiátrica por 35 anos.

Antes do lançamento do livro Déjàvu – A Trilogia Volume I, haverá Sessão Magna da AMOL (Academia Mossoroense de Letras), solenidade em que o professor Milton Marques será empossado na cadeira de número 4, que tem como patrono o jornalista José Octávio Pereira de Lima e que foi ocupada até hoje apenas pelo historiador Raimundo Soares de Brito. A sessão ainda marcará o lançamento do Hino da AMOL, composto e musicado pela professora D’alva Stella Nogueira Freire.

Amante da literatura, Milton Marques de Medeiros iniciou seu contato com o universo das Letras no período em que exerceu a psiquiatria, quando publicou diversos artigos científicos. Atuante em várias academias e entidades, como a ACJUS (Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró), membro do ICOP (Instituto Cultural do Oeste Potiguar), vice-presidente da ASCRIM (Associação de Escritores de Mossoró), Venerável da centenária Loja Maçônica 24 de Junho, tem formação acadêmica também em Direito, é ex-professor e ex-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), empresário do ramo salineiro, da radiodifusão e telecomunicações, vide Sistema Oeste de Comunicação que opera rádios em Mossoró, Assú e Apodi, além da TV Cabo Mossoró, promotora de TV por assinatura, internet e do Canal próprio TCM 10 HD.

“Nesses 15 anos de crônicas da coluna Déjàvu na Gazeta do Oeste existem mais de 600 textos publicados. Teremos, possivelmente, outros volumes a serem lançados”, finaliza Milton Marques.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto