Moradores do “Cristóvão” lutam para não perder moradias

3d34273e-3ba8-4155-9863-9738457b1d38 3b21feb3-497e-4b88-9c25-80d03fbe7292

No último domingo um grupo de moradores da comunidade São Cristóvão foram as ruas protestar contra o risco de perderem suas terras para uma empresa que se diz dona delas.
Trata-se da empresa FACENE que ganhou um leilão de terras para produzir energia eólica. Nas terras ainda existe potencial para poços de petróleo e energia solar. Desde então os moradores alegam que sofrem ameaças de pessoas que dizem representar a empresa.
O grupo está reunindo documentação para comprovar que tem direito as terras.
O poder público em Areia Branca tem ficado em silêncio.

O assunto tem sido tratado como tabu na imprensa de Areia Branca. Só o Blog de Ângelo Vale (http://areiabrancanossa.blogspot.com.br/2016/04/povoado-de-sao-cristovao-protestos-e.html?m=1) noticiou o assunto.
Tanto o grupo da prefeita Luana Bruno (PMDB) como do deputado estadual “Souza” (PHS) estão em silêncio. Da Igreja Católica quem esteve na manifestação foi Padre Cesar.

O repórter fotográfico Edilberto Barros explica que essas famílias estão na área há muitos anos. É coisa que passou de pai para filho. “São imóveis e terrenos adquiridos há mais de 50 anos. Crianças, jovens e adultos se uniram nessa luta para que seus familiares não sejam despejados do que lhes é de direito. Eu, particularmente, conheço pessoas que moram a 70 anos na vila pesqueira de onde já construíram famílias e seu bem maior que é a moradia”, relatou.

Fotos e vídeos: Edilberto Barros

Compartilhe:

Comments

comments

3 opiniões sobre “Moradores do “Cristóvão” lutam para não perder moradias

  • 7 de abril de 2016 em 11:29
    Permalink

    Oi, Bruno.

    Visando a complementação e a correta divulgação das informações, informo que o assunto foi noticiado duas vezes em meu blog, o Voz de Areia Branca. Por questões de agenda, não fizemos a cobertura do ato, mas antecipamos notícia sobre a realização do protesto.
    Cobrimos inclusive uma reunião que a comunidade realizou.
    http://vozdeareiabranca.com.br/2016/04/comunidades-de-areia-branca-protestarao-contra-apropriacao-indevida-de-terras/

    Resposta
    • 7 de abril de 2016 em 21:20
      Permalink

      Obrigado pela leitura meu caro. Infelizmente não citaram seu blog entre os que noticiaram a movimentação. Lamento a injustiça.

      Resposta
  • 7 de abril de 2016 em 11:38
    Permalink

    É uma luta inglória esta Bruno. Tenho um amigo que mora no Cristóvão e, muito preocupado, o mesmo veio me perguntar o que fazer, pois todas as autoridades, sem exceção, se omitem à causa. Pelo que o mesmo me informou a intenção da Empresa é “tomar” todas a terras, desde o Morro Pintado até Ponta do Mel.
    Fiquei impressionado com o que ele me disse sobre a forma como agem os “capatazes” da empresa, assombrando os pacatos moradores da comunidade!
    Sem ter o que dizer, uma vez que quem poderia e deveria se esconde, aconselhei-o a procurar a imprensa para dar-lhes voz e, quem sabe, provocar o MP e outras vias judiciais para tentar encontrar uma solução para aquela comunidade!
    Você já deu o primeiro passo. Resta saber se, a partir de agora, outras mídias vão abraçar a causa ou se também se omitirão, o que demonstrará que algo obscuro está por trás dessa usurpação desenfreada que assusta aquelas comunidades!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *