Moradores do “Cristóvão” lutam para não perder moradias

3d34273e-3ba8-4155-9863-9738457b1d38 3b21feb3-497e-4b88-9c25-80d03fbe7292

No último domingo um grupo de moradores da comunidade São Cristóvão foram as ruas protestar contra o risco de perderem suas terras para uma empresa que se diz dona delas.
Trata-se da empresa FACENE que ganhou um leilão de terras para produzir energia eólica. Nas terras ainda existe potencial para poços de petróleo e energia solar. Desde então os moradores alegam que sofrem ameaças de pessoas que dizem representar a empresa.
O grupo está reunindo documentação para comprovar que tem direito as terras.
O poder público em Areia Branca tem ficado em silêncio.

O assunto tem sido tratado como tabu na imprensa de Areia Branca. Só o Blog de Ângelo Vale (http://areiabrancanossa.blogspot.com.br/2016/04/povoado-de-sao-cristovao-protestos-e.html?m=1) noticiou o assunto.
Tanto o grupo da prefeita Luana Bruno (PMDB) como do deputado estadual “Souza” (PHS) estão em silêncio. Da Igreja Católica quem esteve na manifestação foi Padre Cesar.

O repórter fotográfico Edilberto Barros explica que essas famílias estão na área há muitos anos. É coisa que passou de pai para filho. “São imóveis e terrenos adquiridos há mais de 50 anos. Crianças, jovens e adultos se uniram nessa luta para que seus familiares não sejam despejados do que lhes é de direito. Eu, particularmente, conheço pessoas que moram a 70 anos na vila pesqueira de onde já construíram famílias e seu bem maior que é a moradia”, relatou.

Fotos e vídeos: Edilberto Barros

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto