Mossoró avança na transparência, mas precisa melhorar mais

A Prefeitura de Mossoró avançou no novo ranking da transparência divulgada pelo Ministério Público Federal ontem. A cidade saltou quase mil posições em nível nacional saindo da posição 2.732º para a 1.810º. Em nível local o avanço foi mais tímido saindo da 51ª posição para a 44ª.

O maior avanço é em termos de nota. A avaliação melhorou 65% saindo de 4,1 para 6,80. Se fosse um aluno estaria saindo da condição de reprovado para a de aluno em recuperação.

A cidade melhor avaliada no Estado é a pequena Viçosa que foi a única do Rio Grande do Norte a tirar nota dez. Com nota 7,7 Natal é a 24ª no ranking estadual da transparência.

RN

O Governo do Estado também avança no ranking da transparência. A nota saltou de 7,8 para 9,2.

O controlador geral do Estado, Alexandre Pinto Varella, enumerou entre as alterações a inclusão de informações relacionadas a licitações, como contratos e valores, o endereços de todos os órgãos da administração direta e indireta com os respectivos horários de funcionamento, e os relatórios contábeis e da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Todas estas alterações foram feitas a partir de um relatório do próprio Ministério Público Federal. Como ainda há pontos que estão sendo implementados, nossa expectativa é que na próxima avaliação o estado obtenha uma nota ainda maior”, assinalou Alexandre Pinto.

Some-se a tudo isso, a implementação da Lei de Transparência no RN e do decreto que a regulamenta, assim como do Sistema de Informação ao Cidadão.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto