Mossoró sedia reunião para discutir formação de consórcios de saúde entre municípios

Secretário articula consórcio da saúde (Foto: reprodução/Youtube)

Será realizado na próxima terça-feira, às 8h30, no auditório deputado Leônidas Ferreira da II Unidade Regional de Saúde Pública, uma reunião discutir regionalização e implantação dos Consórcios de Saúde, pelo Governo do Estado, em parceria com os Municípios.

O evento terá a presença do secretário estadual de saúde Cipriano Maia e contará com a presença de representantes da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), prefeitos e secretários municipais das Regiões Oeste e Vale do Assú, que compõem a II e VIII Regiões de Saúde.

A reunião é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do (SESAP) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (Cosems-RN).

Os Consórcio de Saúde consistem em uma iniciativa autônoma de municípios (geralmente) circunvizinhos que se associam para gerir e prover conjuntamente serviços referentes à promoção, proteção e recuperação da saúde de suas populações, promovendo um maior ordenamento na utilização dos recursos.  “Iremos buscar a criação de consórcios regionais que possam fazer a gestão desses serviços com financiamento tripartido (União, Estado e municípios). A partir daí estaremos potencializando os recursos e trabalhando uma melhor economicidade do gasto e racionalização da gestão”. disse o secretário Cipriano Maia.

Estão convocados para a reunião representantes de Alto do Rodrigues, Angicos, Apodi, Areia Branca, Assu, Campo Grande, Baraúna, Caraúbas, Carnaubais, Felipe Guerra, Fernando Pedroza, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Ipanguaçu, Itajá,  Janduís, Messias Targino,  Mossoró, Paraú, Pendências, Porto do Mangue, São Rafael, Serra do Mel, Tibau, Triunfo Potiguar e Upanema.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto