O Blog do Barreto pergunta: qual o prefeito mais importante para Mossoró?

1492777984520537

Não se trata necessariamente do melhor prefeito de todos os tempos de Mossoró. Mas do mais importante, o mais relevante.

Os quatro nomes selecionados pela enquete levam em conta e memória coletiva da cidade, os fatos históricos que presenciaram e as obras realizadas.

A lista começa com Rodolfo Fernandes que não era propriamente um prefeito nos moldes atuais. O prefeito ficou imortalizado pela resistência ao bando Lampião em 13 de junho de 1927. Ele governou Mossoró por menos de um ano e morreu apenas três meses após o feito que ficou para a história como símbolo de bravura dos mossoroenses.

Outro nome que não poderia ficar de fora é o de Dix-huit Rosado. Prefeito de Mossoró em três oportunidades (1973-77, 1983-89 e 1993-96) ele ficou marcado pela “milobras”, as mil obras realizadas nos anos 1980 destacando-se a mais importante de todas: a tricotomização do Rio Mossoró que minimizou o efeito das enchentes na cidade.

João Newton da Escóssia governou Mossoró entre 1977 e 1982. Conhecido como “João Não”, ele entra na lista sobretudo pela marca da moralidade e zelo pela coisa pública. É famoso por ser o prefeito mais honesto que Mossoró já teve. Em tempos de Lava Jato, uma cidade ter na memória coletiva um nome com esse perfil já diz muito.

Por fim Rosalba Ciarlini, primeira mulher a comandar a cidade. Atualmente ela enfrenta o quarto mandato a frente do Palácio da Resistência em um momento de dificuldade extrema. Ela governou Mossoró em outras três ocasiões 1989-93, 1997-2001 e 2001-2005. É a política mais vezes eleita prefeita da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.

Fenômeno populista, o nome dela povoa o imaginário de boa parte da cidade com a fama de melhor prefeita que a cidade já teve sobretudo pela segunda e terceira passagem quando realizou uma série de obras importantes como a pioneira UPA do Alto de São Manoel, Ginásio Pedro Ciarlini e Teatro Dix-huit Rosado. Ela também é responsável por criar um calendário cultural da cidade que inclui eventos como Chuva de Bala no País de Mossoró e Alto da Liberdade.

Para votar na enquete acesse o grupo do Blog do Barreto no Facebook AQUI.

Compartilhe:

Comments

comments

2 opiniões sobre “O Blog do Barreto pergunta: qual o prefeito mais importante para Mossoró?

  • 21 de abril de 2017 em 13:45
    Permalink

    Convivi com Dix-huit muito de perto. Risalba foi treinada por Caninde. João Newton também foi do meu tempo. Sem duvida o velho alcaide foi um marco da administração de Mossoró. Experiente, viajado, via muito além do seu tempo. Sem duvidas, o melhor administrador de Mossoró, de todos que conheci e convivi

    Resposta
  • 24 de abril de 2017 em 08:17
    Permalink

    Dix-Huit sem sombra de dúvidas!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *