O erro estratégico que torna cara a reeleição dos vereadores

Existe uma forma barata de eleger e reeleger vereadores: fazer sua atuação representar uma classe ou comunidade. Infelizmente a maioria dos que passam pelas Câmaras Municipais preferem a velha fórmula de sempre: ser um membro subserviente da base governista, aprovar tudo que o governo manda sem discutir os projetos e apostar na estrutura que virá em troca disso para a reeleição.

Em Mossoró, somente oito vereadores se reelegeram em 2016. Dois 13 vereadores eleitos em 2008, oito se reelegeram, mas não se iludam em 2012 o número de vagas subiu para 21.

Mais importante que buscar conforto na sombra palaciana é organizar um partido, ter uma causa e conquistar o voto de opinião. A eleição fica mais barata e menos custosa do ponto de vista moral.

Nos últimos anos, ficou visível, pelo menos em Mossoró, que estar inserido numa boa nominata é fundamental. Genivan Vale e Tomaz Neto (ambos ainda no PDT) cumpriram as regras de independência, causa (no caso deles a transparência da coisa pública) e voto de opinião. Foram bem votados em 2016, mas escolheram muito mal a coligação em que se inseriram.

Falharam no quesito organização partidária.

Ano que vem caminhamos para uma grande renovação, mas com tendência de mudar nomes e manter velhas práticas.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto