Prefeitura de Caicó publica novo decreto após aumento de casos de Covid-19 na cidade

A Prefeitura Municipal de Caicó publicou hoje, 29, um novo decreto que estipula medidas relacionadas ao comércio da cidade. Entre os pontos previstos no Decreto Nº 774 de 29 de maio, que entra em vigor amanhã, 30 e tem validade de sete dias, a suspensão da abertura do Mercado Público Municipal e a proibição da realização da Feira Livre. A medida foi adotada após o crescimento do número de casos confirmados de Covid-19 na cidade.

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Caicó explica que não existe decreto de lockdown e nem intenção de adotar essa medida e que o que está previsto no decreto é o fechamento do comércio não essencial.

Entre os serviços considerados como essenciais pelo Município, estão: supermercados, farmácias, estabelecimentos de atendimento veterinário, postos de combustíveis, agências bancárias e casas lotéricas, além de óticas, serviços médicos, odontológicos, fisioterápicos. Também estão autorizados a funcionar concessionárias, indústrias e similares, serviços jurídicos e contábeis e salões de beleza, entre outros.

A desobediência dos termos do decreto, no entanto, não está sujeita à aplicação de penalidades. “O Município está contando que a população compreenda, visto que a 15 dias o município tinha apenas cinco casos”, diz a assessoria de comunicação, acrescentando que o ideal é que a população, por educação e consciência, acate as medidas.

Segundo boletim divulgado ontem, 28, pela Prefeitura de Caicó, a cidade tem 56 casos confirmados de Covid-19 e registrou um óbito. Há 201 casos suspeitos.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP-RN), o número de casos confirmados na cidade é 34 e o de casos suspeitos é 297. Essas divergências em relação aos dados têm ocorrido em relação a vários municípios, como já foi divulgado pelo blog. Em boa parte dos casos, os números informados pelos municípios são mais elevados do que a atualização da Sesap.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto