Prefeitura desmente fechamento da BIC-TUR

O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Alvibá Gomes desmentiu nesta sexta-feira, 29, informações que circulam nas redes sociais de que a Base Integrada Cidadã de Proteção ao Turista (BIC-TUR) será desativada. Ele não só rebateu o boato, como explicou que o serviço será expandido e melhorado.

“Essa informação é infundada. Pelo contrário, a BIC-TUR que um projeto do prefeito Francisco José Júnior que vem dando resultado importantíssimo no Corredor Cultural. O que nós estamos fazendo é otimizando o efetivo da guarda municipal para a BIC-TUR, tirando homens da base fixa para fazer o patrulhamento ostensivo, proporcionando mais segurança e resultados, que é o que nós queremos”, falou o tenente coronel.

O patrulhamento será feito a pé pelo Pelotão de Guarda Patrimonial-PGP que priorizará o trajeto entre o teatro municipal até a praça de convivência, atendendo solicitação da própria população que frequenta o Corredor Cultural. Além disso, uma viatura com guardas irá reforçar o patrulhamento em toda área do centro.

O secretário adiantou ainda que em breve, a instalação física da BIC-TUR será realocada para um contêiner adaptado que ficará instalado entre a Praça de Convivência e o Memorial da Resistência.

“Estamos não só garantindo que a BIC-TUR não será fechada como reafirmando que ela será melhorada. A base fixa ficará em um espaço maior, dentro do Corredor Cultural, com capacidade para monitoramento e também mais conforto para os guardas. Com isso, a BIC-TUR terá uma maior amplitude, com um trabalho integrado entre guardas e polícia militar através das diárias operacionais que já foi renovado convênio.

Falando em diárias operacionais, o prefeito Francisco José Júnior acompanhou nesta sexta-feira mais uma etapa da Operação Saturação que aconteceu no centro da cidade e garantiu aos guardas que as diárias operacionais não sofrerão redução no valor pago. “A gente precisou cortar custos para equilibrar as contas, mas não mexemos e não mexeremos nas diárias de vocês porque segurança é prioridade absoluta”, falou o prefeito.

Ele falou ainda que solicitou ao Governo do Estado contrapartida de R$ 100 mil para pagamento de mais diárias; garantiu a atualização na folha de pagamento a partir do mês de março e anunciou que viabilizou (sem custos para o Município), internet para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública do RN- CIOSP, o que viabilizará a realização do Ronda Cidadão.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto