Prefeitura diz não ser necessário “madrugar” em porta de UBS para marcar consultas

Por meio de uma nota de esclarecimento, a Prefeitura de Mossoró explicou a situação dos dois pacientes citados na reportagem sobre os pacientes que tentam marcar consultas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Redenção (ver AQUI).

O documento ainda orienta os usuários do serviço a não dormirem ao relento para marcar consultas por ser desnecessário.

Confira a nota:

Não consta na unidade nenhum registro de requisição da usuária para o urologista, apenas uma observação médica para um possível acompanhamento. A senhora que aparece no vídeo, chamada de Antônia, tem histórico de atendimento na UBS Dr. Moisés da Costa Lopes, do bairro Redenção, sendo que a penúltima consulta aconteceu no dia 19/02/2019 para marcação de um ultrassom abdominal. Nesta segunda-feira (18) ela voltou à UBS para mostrar o resultado do exame à médica. A profissional da unidade ainda encaminhou a usuária para um atendimento de psicólogo, psiquiatra, realização de exercícios físicos e reumatologista porque a usuária alegava dores no corpo todo. 

O senhor que aparece no vídeo, identificado como Antônio, veio pegar uma ficha para sua esposa (nome preservado). Ela recebe atendimento todos os meses da Unidade Básica, como consta nos registros da UBS. A usuária também foi atendida pela médica do Posto de saúde hoje. (Registro dos Atendimentos: 07/01/2019 – 25/02/2019 – 27/02/2019 – 13/03/2019 – 18/03/2019).

A Secretaria de Saúde volta a reafirmar que não há a necessidade dos usuários se dirigirem dias antes do período de marcação de consultas às Unidades Básicas de Saúde. A direção da UBS Dr. Moises da Costa Lopes realiza um acolhimento humanizado, que oportuniza atendimento de todos os usuários que procuram a Unidade, mesmo que a consulta não seja marcada de imediato.

Em média, por mês, só a médica da UBS Dra. Trícia Oliveira atende mais de 400 mossoroenses do bairro Redenção, sem contar com os atendimentos de enfermagem, odontologia, vacinas, agentes de endemias e de saúde. Além desses números, mais 120 consultas mensais são encaminhadas para as Unidades Especializadas.

A Secretaria de Saúde está comprometida em rever os fluxos de marcação das Unidades Básicas de Saúde com o objetivo de otimizar os atendimentos à população. A Saúde também está planejando um novo processo seletivo para contratação de mais profissionais médicos. Na manhã desta segunda-feira (18) a secretária de Saúde, Saudade Azevedo, se reuniu com a gerente da UBS Moises da Costa Lopes e já conversou algumas possibilidades de melhorias.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto