Prefeitura intensificará cirurgias de catarata

A partir da próxima semana, a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal da Saúde, intensificará a realização de cirurgias eletivas de catarata, com o objetivo de reduzir a fila de espera para esse procedimento. A expectativa é que cerca de 200 pacientes sejam contemplados.

De acordo com a coordenação da Central de Regulação de Mossoró, os procedimentos serão realizados por meio do Projeto de Cirurgias Eletivas, lançado pelo Ministério da Saúde, que está disponibilizando recursos estratégicos para esse fim específico, visando ampliar o número de usuários beneficiados com as cirurgias.

“O Município já realiza em média 130 cirurgias de catarata por mês, através de prestadores conveniados pelo SUS, que são a Clínica de Otorrinos, HGO, Doctor Clínica e Clínica de Olhos Dr. Vasconcelos. Com os recursos destinados pelo Ministério da Saúde, serão realizados 335 novos procedimentos na região, sendo aproximadamente 200 em Mossoró”, explica a coordenadora da Central de Regulação, Adriana Cunha.

Conforme explica a Secretaria da Saúde, o acesso às cirurgias de catarata inicia-se pelo agendamento de uma consulta com o oftalmologista em um dos serviços conveniados ao SUS. Após avaliação médica e indicação do procedimento cirúrgico, o prestador cadastra o paciente no Sistema de Regulação do Ministério da Saúde (SISREG), inserindo dados clínicos e resultados de exames pré-operatórios.

“O nosso público-alvo são pessoas com diagnóstico de catarata, usualmente presente na população idosa, porém não restrita a essa faixa etária. Caso alguém tenha alguma dúvida, pode entrar em contato com as assistentes sociais da Central de Regulação pelo número 3316-2902 ou se dirigir a um dos prestadores conveniados pelo SUS”, conclui Adriana Cunha.

Compartilhe:

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *