Prefeitura leva exames de mamografia para Zona Rural

Exames de mamografia foram realizados na Maisa (Foto: Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, está ampliando neste mês de outubro o acesso aos exames de mamografia para centenas de mulheres mossoroenses, durante a programação municipal do Outubro Rosa. Nesta quinta-feira (15), cerca de 25 mulheres que moram na comunidade rural da Maisa e são atendidas pela UBS Luiza Vanessa da Silva Marinho foram beneficiadas com acesso a mamografias no Instituto Wilson Rosado, custeadas pela Prefeitura de Mossoró.

O Município disponibilizou um ônibus para realizar o transporte de ida e volta com as mulheres da comunidade que foram realizar o exame. Amanhã (16) o ônibus chega a comunidade rural do Pau Branco, dia 20 na UBS Paulo Jansen na Maisa e no dia 21 na UBS Marina Ferreira na Barrinha. Até o fim deste mês várias outras comunidades serão beneficiadas.

A esteticista Maria Jane Maia, de 40 anos, reconheceu o empenho da Prefeitura de Mossoró em oportunizar a realização da mamografia para a população. “A agente de saúde que acompanha a minha área me falou sobre essa ação durante uma visita na minha casa. Na mesma hora eu falei que queria. Eu busquei esse exame por prevenção, porque eu tenho uma colega que está com câncer de mama e por cuidado e medo eu resolvi fazer. Muitas mulheres têm câncer de mama e outras não fazem esse exame porque não tem condições financeiras. É muito bom que a Prefeitura está dando esses exames para nós.”, disse Maria Jane.

Maria Marques, de 65 anos, dona de casa, está fazendo a mamografia mais uma vez para assegurar que está tudo bem com sua saúde. “Eu tenho alguns problemas, sou diabética, tomo remédio de pressão e quero saber se está tudo bem comigo. Minha mãe já teve câncer e sempre fico me cuidando. Eu fiquei bem feliz quando soube que a Prefeitura estava dando esses exames para a gente. Vim fazer por prevenção mesmo.”, disse a dona de casa.

Suiann Costa explicou que a Secretaria de Saúde planejou toda essa ação e que a Saúde Mossoró ganha muito com iniciativas como essa. “Nós tivemos essa ideia devo o acesso para as pessoas da zona rural ser mais difícil, a questão econômica de estarem gastando para vir aqui realizar o exame. Foi uma ideia brilhante que estamos conseguindo realizar. Eu estou emocionada, porque esse momento foi pensado para elas. As mulheres que aqui realizaram a mamografia e for detectada alguma anormalidade elas já vão ser encaminhadas para consulta agenda com especialista. A Saúde de Mossoró só ganha com esse momento.”, afirmou Suiann.

Fonte: Secom/PMM

Compartilhe:

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *