Presidentes no RN: o dia que Dilma protegeu uma adversária política

Rosalba abraça Dilma antes de ser defendida pela adversária (Foto: reprodução)

Era 3 de outubro de 2013. Ainda não tinha Lava Jato, mas a presidente Dilma Rousseff já sentia ressaca dos protestos de junho daquele ano e as dores da impopularidade do PT após uma década de hegemonia política no país.

Àquela altura a governadora Rosalba Ciarlini (PP) estava no auge da impopularidade, a maior já registrada no Rio Grande do Norte, e mesmo na condição de adversária da presidente fora convidada para a inauguração de três unidades do IFRN.

Jovens vaiaram a presidente por sair em defesa de Rosalba (Foto: reprodução)

Rosalba discursou por dez minutos debaixo de vaia. Lembro como se fosse hoje desse constrangimento sendo pela TV estatal NBR ao vivo direto de Ceará-Mirim. A oradora seguinte foi Dilma Rousseff que ao usar a palavra defendeu a adversária política. “Nós também respeitamos as pessoas, a gente pode discordar delas, mas tem que deixá-las dizer o que pensam. Vamos respeitar a governadora que está aqui. Isso é feio [ao ouvir vaias]. O reitor do IFRN esteve aqui e falou em cidadania, cidadania é respeito. Ninguém respeita quem não se respeita e respeita os outros. Por isso eu cumprimento a governadora Rosalba Ciarlini”*, declarou.

Dilma acabou sendo também vaiada pela atitude.

Enquanto isso, a hoje aliada de Rosalba a então deputada federal Sandra Rosado (PSB) filmava as vaias com o aparelho de telefone celular.

Sandra filma vaia em Rosalba ao lado de uma Dilma constrangida (Foto: reprodução)

Amanhã tem mais uma visita presidencial ao Rio Grande do Norte. Desta vez será Jair Bolsonaro que não convidou a governadora adversária Fátima Bezerra (PT).

*aspas extraídas do G1RN.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto