Reforma do Museu Lauro da Escóssia é retomada

Foto: Allan Phablo/PMM

A reforma e a modernização do Museu Histórico Lauro da Escóssia foram retomadas pela nova gestão da Prefeitura de Mossoró nesta semana. As obras tinham sido paralisadas pela antiga gestão em setembro do ano passado. O museu passa por restauração interna e externa. A modernização trará acessibilidade, abrangendo a instalação de equipamentos de segurança.

As obras de restauração garantirão a acessibilidade no prédio, com instalação de um elevador, a construção de escadas de emergência, além de atender as exigências da legislação de combate a incêndio com a colocação de extintores e hidrantes. Os reservatórios de água também serão ampliados.

As equipes de trabalhadores já estão trabalhando na parte externa do Museu, recuperando a Praça Pr. Manoel Nunes Paz. Ao mesmo tempo, os serviços na parte interna do equipamento cultural serão feitos.

“Nosso objetivo, quanto a gestão pública municipal, na gestão do prefeito Allyson, neste momento é retomar a obra do Museu Municipal exatamente com objetivo da revitalização. Estamos nesse momento reiniciando a revitalização da obra cujo objetivo é trabalhar toda a acessibilidade do Museu. Trabalhar a implantação da Pinacoteca de Mossoró também no espaço do Museu. Modernizar o Museu para que ele fique acessível para toda população de Mossoró”, disse o secretário de Cultura Etevaldo Almeida.

A previsão é que a reforma e modernização sejam concluídas em quatro meses. Durante as obras, o Museu Histórico Lauro da Escóssia segue fechado para visitação ao público. Um projeto de incentivo a visitação será criado pela Secretaria Municipal de Cultura para que população e turistas visitem o Museu, que é um marco da história de mossoroense.

“Com a possibilidade de a gente está com o Museu em pleno funcionamento nos finais de semana e para que os turistas possam chegar a Mossoró e visitar o Museu. Para que tenhamos a população de Mossoró com a cultura de vir ao Museu durante a semana e nos finais de semana porque será um trabalho articulado com as escolas do município, será um trabalho articulado com toda a população de Mossoró para que a gente tenha o Museu em pleno funcionamento durante os próximos anos”, destacou o secretário.

No edifício construído há mais de 140 anos, funcionou a Biblioteca Municipal, a antiga Cadeia Pública e a Câmara de Vereadores. O Museu guarda as histórias de conquistas, lutas, pioneirismo feminino com itens de Celina Guimarães Vianna – a primeira eleitora da América Latina, imprensa, resistência de Mossoró e muito mais. A restauração e a modernização valorizam a história e cultura da cidade.

“Isso era muito aguardado e precisamos ter um equipamento de cultura que a população mossoroense está convidada para quando for reinaugurado esse equipamento possa entrar no túnel do tempo e conhecer sua história”, ressaltou Jair Nogueira, diretor do Museu.

Fonte: Secom/PMM

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto