RN apresentou queda quanto à variação de novas mortes por Covid-19, segundo avaliação do G1

Média móvel considera soma do número de mortes dos últimos sete dias (até 12/07), dividindo o resultado por sete; especialistas recomendam comparação com 14 dias anteriores (Gráfico extraído do G1)

O Rio Grande do Norte é um dos cinco estados considerados ‘em queda’, quanto à variação de novas mortes por Covid-19 em análise realizada pelo G1, considerando os dados até o consolidado do domingo passado, 12 de julho.

Os outros quatro estados classificados na mesma situação são Rio de Janeiro, Acre, Amapá e Pará.

Como explica o G1, a comparação considera a média de mortes dos últimos sete dias até a publicação do balanço, em relação à média registrada duas semanas atrás.

O comparativo faz parte do critério de média móvel, adotado pelo G1 recentemente. De acordo com o site, o indicador é recomendado por especialistas e utilizados por veículos da imprensa internacional.

“Ao adotar o critério da média móvel, os gráficos passam a mostrar o número de casos e mortes de cada dia em barras, e uma linha mostrará a média dos últimos 7 dias. Ela é móvel porque os números de um dia são carregados para a média seguinte, se movem”, informa publicação do portal.

“Para calcular essa média, soma-se o número de mortes ou casos nos últimos 7 dias e divide-se o resultado por 7”, explica o G1.

“Por causa do tempo de incubação do novo coronavírus, os especialistas recomendam comparar a média móvel de hoje com a de 14 dias atrás”, acrescenta.

“Nessa comparação com a média de 14 dias atrás, os especialistas entendem que variações no número de mortes ou de casos de até 15% para mais ou para menos caracterizam estabilidade da doença nesse período”, complementa o site.

Para o cálculo da média móvel, o site utilizado informações do consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, baseadas em dados das secretarias estaduais.

 

Outros estados

A avaliação realizada pelo G1 considerou que a variação do número de novas mortes está subindo nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e Paraíba.

O levantamento considera que a variação do número de novas mortes está ‘em estabilidade’ nos estados do Espírito Santo, São Paulo, Amazonas, Rondônia, Roraima, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Sergipe.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto