RN registra mais de 6 mil confirmações de Covid-19 em uma semana e chega a 22.599 casos confirmados

Subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da SESAP-RN, Alessandra Luchesi, atualiza dados e faz análise da situação epidemiológica (Imagem – Reprodução)

O número de casos confirmados do novo coronavírus no Rio Grande do Norte chegou a 22.599 e o total de óbitos com confirmação da doença é de 858. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 25, durante entrevista concedida pela subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP-RN), Alessandra Luchesi, em Natal.

No período de uma semana, o Estado passou de 15.889, segundo dados do boletim epidemiológico de 18 de junho, para 22.599 casos confirmados. Um total de 6.710 confirmações, que correspondem a um aumento de, aproximadamente, 42,2%. Nessa mesma data havia 655 óbitos com confirmação da doença.

Em 11 de junho, duas semanas atrás, o RN registrada 13.234 casos confirmados de Covid-19 e 496 óbitos com confirmação da doença, segundo disponíveis no site da Sesap.

Um pouco mais atrás, há três semanas, eram 9.282 casos confirmados da doença e o registro de óbitos com confirmação de Covid-19 era 378.

Dados epidemiológicos em 04/06 Dados epidemiológicos em 11/06 Dados epidemiológicos em 18/06 Dados epidemiológicos em 25/06
9.282 casos confirmados de Covid-19 13.234 casos confirmados de Covid-19 15.889 casos confirmados de Covid-19 22.599 casos confirmados de Covid-19
378 óbitos com confirmação do novo coronavírus 496 óbitos com confirmação do novo coronavírus 655 óbitos com confirmação do novo coronavírus 858 óbitos com confirmação do novo coronavírus

Com relação aos dados atuais, dos 44 óbitos informados na coletiva de hoje em relação ao boletim epidemiológico divulgado ontem, cinco ocorreram nas últimas 24 horas, mas como a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica já havia informado em entrevista anterior, infelizmente, o número de óbitos por dia não diminuiu. Essa quantidade está relacionada à velocidade da informação que chega à Vigilância e pode variar, à medida que os dados sejam atualizados pelos serviços de Saúde. “A gente ainda observa essa velocidade de informação desses óbitos pelo serviço de saúde ou em relação à liberação dos resultados dos exames”, explicou.

O Estado registra ainda 30.635 casos suspeitos e 35.265 casos descartados e 144 óbitos estão em investigação.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação dos leitos críticos do SUS destinados ao tratamento de pacientes com sintomas de Covid-19, segundo dados do RegulaRN, observados às 15h42.

No Oeste do Estado, 100% dos leitos contavam com internamentos. Em Mossoró, a taxa de ocupação do Hospital Regional Tarcísio Maia era de 100%, mesmo índice do Hospital São Luiz (seis leitos dessa unidade permanecem bloqueados). Em Pau dos Ferros, a ocupação do Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade era de 100%

Na região do Seridó, onde foram abertos mais dois leitos de UTI, a taxa de ocupação do Hospital Telecila Freitas Fontes era de 96,6%.

O índice de ocupação na Região Metropolitana era de 95,8%, com 100% dos leitos ocupados no Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da PM), Hospital de Campanha João Machado, Hospital Giselda Trigueiro, Hospital Memorial São Francisco e Hospital Rio Grande; no Hospital Luiz Antonio 95% dos leitos estavam ocupados, no Hospital Municipal de Natal a taxa de ocupação era de 93,8% e no Hospital de Campanha de Natal 93,3%. No Hospital Maria Alice Fernandes, especializado no atendimento pediátrico, 71,4% a taxa é superior ao que vinha sendo registrado nos últimos dias.

Na região do Mato Grande, 100% dos leitos do Hospital Manoel Lucas de Miranda, localizado em Guamaré, contavam com internamentos.

Ocupação de leitos verificada às 15h42 (Fonte: RegulaRN – SESAP – LAIS)

  Fila de espera

A fila de pacientes atendidos em unidades dos municípios a espera de transferência para leitos voltados ao tratamento de pacientes com sintomas de Covid-19 contava com 121 pessoas, sendo 87 no aguardo de leitos críticos e 34 no aguardo de leitos clínicos e ¨¨¨a espera de leitos clínicos.

 

Total de internamentos no Estado

De acordo com os dados repassados durante a coletiva, 750 pacientes com suspeita ou confirmação do novo coronavírus estão internados em leitos clínicos ou críticos, de hospitais públicos, privados ou filantrópicos do Estado, sendo que a maioria – 376 – encontra-se em leitos críticos.

Análise do cenário epidemiológico evidencia pico da pandemia no RN, segundo subcoordenadora

Após anunciar a taxa de ocupação dos leitos, por regiões, que no momento da coletiva apresentava algumas diferenças, Alessandra Luchesi falou sobre a análise do cenário epidemiológico.

“Fazendo esse comparativo entre a taxa de ocupação dos leitos que vocês vêm acompanhando e observando sempre acima dos 80% nas últimas semanas, a gente traz esse destaque porque tem total relação com o que a gente evidencia na situação epidemiológica. Então, já é sabido que ao passar das semanas a gente vem percebendo o aumento do número de casos confirmados, não somente dos casos que são detectados nas últimas 24 horas, mas os casos que são detectados por terem iniciado os sintomas em semanas anteriores. Em decorrência disso, analisando o cenário epidemiológico, hoje a gente consegue evidenciar que estamos sim no pico da pandemia aqui no Estado e há necessidade na atenção ainda mais redobrada para a situação que está acentuada nesse momento”, disse a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica.

Situação reforça necessidade de manter transmissibilidade abaixo de 1

Durante a coletiva, Alessandra Luchesi lembrou o baixo índice de distanciamento social no Estado. O percentual de isolamento social no Rio Grande do Norte referente ao dia de ontem, 24, foi de 39,84%, segundo dados do Inloco.

A subcoordenadora também falou sobre outro dado, a taxa de transmissibilidade. “Até então variava no Estado de 1.9 a 2.1, chegou a estar em 1.6. Hoje nós verificamos que ela está em 0.76. Está abaixo de 1, é realmente um dos índices que nós esperamos manter dessa forma, mas ter uma taxa de transmissibilidade abaixo de um por poucos dias não é o que a Secretaria Estadual de Saúde e até mesmo o Comitê consultivo que tem dado suporte para análise desses dados espera”, afirmou.

“Nós precisamos manter esse ritmo de transmissibilidade abaixo de 1, abaixo desse ponto por, pelo menos, de sete a dez dias”, reforçou Alessandra Luchesi.

Com relação ao cenário atual, ela reafirmou que o Rio Grande do Norte está no pico da pandemia e que é necessária a permanência em casa. “Ressaltando que estamos no pico da pandemia aqui no Estado do Rio Grande do Norte, ou seja, temos um ritmo de confirmação de casos que tem se mantido, é necessário que a população compreenda a necessidade de ficar em casa se assim for possível”, complementou.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto