RN tem 1.919 casos confirmados de Covid e 87 óbitos decorrentes da doença

“Secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia, divulga números e alerta sobre situação de leitos e necessidade de medidas de contenção – Foto: Demis Roussos

O número de casos confirmados do novo coronavírus no Rio Grande do Norte chegou a 1.919. O Estado tem 87 óbitos com confirmação de Covid-19. As informações foram repassadas hoje, 9, pelo secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia, durante coletiva realizada em Natal.

Os seis óbitos informados pelo secretário de Saúde na coletiva de hoje se referem a duas pacientes de Natal que faleceram ontem, 8, um paciente residente em Apodi, que morreu ontem, uma jovem de Mossoró, que também faleceu ontem, como já havia sido informado pelo blog, uma paciente de Canguaretama, que foi a óbito na quarta-feira passada, 6 e um paciente de Grossos, que faleceu no dia 1º de maio.

Outros 39 óbitos estão em investigação em 22 municípios. Os casos suspeitos chegam a 6.696 casos e 662 pessoas estão recuperadas.

“Tudo isso nos leva ao alerta que já vínhamos fazendo a algumas semanas de que, a queda no isolamento social como tem se registrado nos últimos dias iria se manifestar no aumento de casos, consequentemente de casos críticos e de óbitos. Então, isso já está se observando e que reflete esse relaxamento do isolamento social descumprimento às regras do decreto. É o momento de estarmos refletindo e agindo para que a gente possa conter essa expansão que começa a se delinear nos dados e se reflete, inclusive, na situação de internação”, afirmou Cipriano Maia.

“Nós estamos entrando já em uma situação de esgotamento dos leitos em algumas regiões, como já vínhamos observando nos últimos dias”, acrescentou o secretário.

Internações e fila na regulação acendem alerta do sistema de Saúde

Esse reflexo nas internações se traduz nas 285 pessoas internadas, sendo 124 na rede privada e 161 na rede pública, segundo detalhou o secretário de Saúde.

“Hoje pela manhã, na verdade, nós tínhamos fila na regulação, seja em Mossoró, com três pacientes, que será aliviado hoje com a abertura de novos leitos no Hospital São Luiz. Mas, na região de Natal, nós temos um número considerável de pacientes em UPA e em outros pronto-atendimentos também no interior, na região próxima, Metropolitana e municípios vizinhos que estão demandando leitos, seja críticos seja de observação”, informou Cipriano Maia.

“Isso acende o alerta maior do sistema de Saúde que é a ameaça do colapso de leitos, visto que a expansão prevista ela ainda não se concretizou e ainda leva dias para se concretizar”, chamou a atenção.

“Isso vai exigir de todos nós, Governo do Estado, municípios, incluindo aí os sistemas de saúde municipais, atitudes mais intensas de vigilância de controle, de contensão para que possamos evitar que o sistema entre em colapso nos próximos dias e semanas”, complementou Cipriano, mencionando a necessidade de retomada do isolamento, do uso de máscaras e de medidas de higiene.

Abertura de leitos

De acordo com Cipriano, com relação à Mossoró além dos leitos do Hospital Luiz, a previsão é abrir mais cinco leitos no Hospital Regional Tarcísio Maia até segunda-feira e, pelo menos dez leitos no Hospital Rafael Fernandes ao longo da próxima semana.

Já em Natal, o secretário afirma que há mais limitações, mas que estão viabilizando a transferência de pacientes do Giselda Trigueiro para abrir um maior número de leitos de observação no Giselda e estão trabalhando para ativar leitos no Hospital da Polícia, mas há limitações de equipamentos.

Na sequência, há previsão de abrir novos leitos, mas com mais horizonte de tempo mais alargado. A disponibilidade de equipamentos é um pontos críticos para a abertura de novos leitos de UTI.

De acordo com Cipriano, cerca de dez pacientes esperam regulação para leitos críticos.

Ao final da coletiva, ele voltou a pedir a atenção de toda a população e pedir medidas de ação e de todos os entes públicos para conter a circulação das pessoas e evitar que a aceleração da transmissão resulte em casos mais críticos e riscos de desassistência.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto