RN tem segundo menor percentual de pessoas com sintoma gripal do Nordeste

O Rio Grande do Norte tem a segunda menor proporção de pessoas com algum sintoma gripal do Nordeste, 7,3%, o que equivale a 258 mil habitantes. Essa é a quarta menor proporção do Brasil, na frente apenas de Mato Grosso do Sul (5,9%), Piauí (5,6%) e Mato Grosso (5,4%). Do total de pessoas com sintomas no RN, 21,3%, 55 mil foram a algum estabelecimento de saúde.

Figura. Percentual de pessoas que apresentaram algum dos sintomas pesquisados de síndromes gripais no total da população (%) – Unidades da Federação – maio de 2020

Esse é um dos dados da “Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) covid-19”, divulgada hoje pelo IBGE com dados estaduais. O levantamento traçou um cenário do mercado de trabalho e saúde em todo o Brasil no mês de maio.

A pesquisa também mostra que 80,5% da população potiguar depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso significa 2,8 milhões de pessoas. Os outros 20% podem recorrer a um plano de saúde.

Idosos

Um em cada quatro domicílios potiguares com idoso tem morador com sintomas da covid-19. O percentual de domicílios com idoso e com ao menos um morador com sintomas referenciados conjugados de covid-19 foi 24,6%. Considera-se que apresentou sintomas conjugados as pessoas que tiveram perda de cheiro ou sabor ou tosse; febre e dificuldade para respirar; ou febre, tosse e dor no peito. Bahia (16,2%) e Roraima (16,1%) apresentaram os percentuais mais baixos de domicílio nessa condição.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto