Secretaria de Saúde de Mossoró promove mais um drive thru para vacinação contra Influenza 

Drive thru visa ampliar cobertura vacinal em Mossoró (Foto: Assessoria de Comunicação da PMM)

No período das 8h às 11h e das 14 às 16h30 desta quinta-feira, 18, a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró promove mais um drive thru para vacinação contra a Influenza A (H1N1 E H3N2) e Influenza B. Desta vez, a ação acontece na Avenida João da Escossia, no bairro Nova Betânia, onde está localizada a Farmácia Potiguar, segundo postagem no site da Prefeitura de Mossoró.

Através da ação, os mossoroenses que fazem parte dos grupos prioritários estipulados pelo Ministério da Saúde e ainda não receberam a dosagem da vacina trivalente este ano terão mais essa oportunidade de se imunizarem.

Para ter acesso às vacinas, a Prefeitura informa que é necessário apresentar documento de identificação oficial com foto e algum comprovante que ateste a inclusão em um dos grupos prioritários.

A Prefeitura lembra que a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 iniciou no dia 23 de março e foi prorrogada até o dia 30 de junho. Até a data, a vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e 13h às 17h para as pessoas que ainda não se vacinaram.

 

Grupos prioritários

Conforme as definições do Ministério da Saúde, informadas pela Prefeitura de Mossoró, fazem parte dos grupos prioritários para receberem a vacina trivalente: “crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde,  gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), professores, indivíduos de 55 a 59 anos, idosos (a partir de 60 anos), pessoas com deficiência, indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especais, população privada da liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores), trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento”.

 

Balanço

Segundo a Prefeitura de Mossoró, com base nas informações do Ministério da Saúde, mais de 100 mil mossoroenses dos públicos-alvo devem ser vacinados. De acordo com as informações, Mossoró superou a cobertura vacinal de 90% das pessoas que tinham que ser imunizadas.

A nova ação por drive thru é mais uma estratégia para atingir 100% de cobertura vacinal.

A vacina trivalente contra Influenza A (H1N1 E H3N2) e Influenza B não protege contra o novo coronavírus, mas é uma medida de proteção à saúde importante e recomendada pelos profissionais da área.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto