SENAI e COSERN assinam parceria para eficiência energética

Senai e Cosern em parceria

O SENAI e a COSERN oficializaram uma parceria, nesta terça-feira, 25, por intermédio da qual vai ser lançado o “Desafio Nova Energia”, que deve selecionar startups para o desenvolvimento de projetos com soluções voltadas à redução do consumo energético e novas tecnologias educacionais com foco na eficiência.

O termo de cooperação foi assinado na Casa da Indústria, em solenidade com a participação do diretor de Inovação do Sistema FIERN, Djalma Barbosa da Cunha Júnior; do diretor presidente da COSERN, Luiz Antônio Ciarlini; do diretor regional do SENAI, Emerson da Cunha Batista; do gerente de tecnologia e Inovação do Cimatec/SENAI da Bahia, Flávio Marinho; do diretor de Eficiência Energética da Neonergia, Daniel Sarmento de Freitas; do diretor regional do SESI-RN, Juliano Martins; e do diretor de Operações do Sebrae, José Eduardo Ribeiro Viana. “Essa cooperação, efetivada a partir do Edital de Inovação da Indústria, é importante para as grandes empresas, que atuam como âncoras, e para empreendedores de startups, que vão ter a chance de desenvolver soluções de acordo com as necessidades apresentadas. As startups vão desenvolver alternativas integradas aos propósitos básicos da COSERN e isso deve dar excelentes resultados, porque vai incentivar que novas entidades e grandes empresas interessadas se integram a esses projetos”, afirmou Djalma Barbosa.

Para o presidente da COSERN, essa pareceria vai garantir avanços no programa de eficiência enérgica, com projetos desenvolvidos por startups. “Abre-se um caminho importante para o setor elétrico, para o grupo Neonergia e, especificamente, para a COSERN, que, tradicionalmente, já tem trabalhos realizados na área de eficiência energética”, afirmou Luiz Ciarlini. “Os editais de inovação do Sistema S, do SENAI, e os serviços da Federação [da Indústria] abrem um leque amplo de opções para inovação. Nesta cooperação firmada hoje, se trata de uma área reconhecidamente importante, uma vez que a COSERN investe R$ 7 milhões por ano para eficiência energética e acreditamos muito que serão encontradas novas, boas e inovadoras soluções”, acrescentou.

Gerente de Inovação do SENAI-BA e do Centro Universitário CIMATEC, onde o projeto com as empresas do grupo Neonergia iniciou, Flávio Marinho está confiante que o programa terá repercussões positivas para a indústria do Rio Grande do Norte. “Esse Estado tem um desenvolvimento importante em energias, principalmente nas renováveis, o que tem sido capitaneado também pelo SENAI. Esperamos, portanto, que a comunidade se mobilize e apresente projetos relevantes e isso vai assegurar um retorno para a COSERN, para o Sistema FIERN e para a economia local”, comentou.

A iniciativa de firmar a parceria faz parte a partir do Edital de Inovação para a Indústria e recebe suporte do Programa de Eficiência Energética, e das demais distribuidoras do Grupo Neoenergia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

 

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto