Senai oferece cursos profissionalizantes em Mossoró

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está oferecendo no Centro Ítalo Bologna vários cursos em diversas modalidades para a comunidade mossoroense.

Os cursos profissionalizantes de nível médio são ofertados nas áreas de segurança do trabalho, técnico em soldagem, técnico em automação industrial, eletrotécnico e técnico em eletromecânica. “Esses cursos são oferecidos por demanda a partir de grupos de que se formam e procuram o Senai. Iniciamos com no máximo 30 alunos”, explica Francisco Moreira, diretor da unidade de Mossoró do Senai.

Francisco Moreira explica que com a esfriada dos investimentos da Petrobras em Mossoró ficaram os cursos mais universais como eletrotécnica e automação industrial. “Esses cursos têm muito mercado em Mossoró porque atendem desde residências a granes indústrias”, frisa.

No Senai de Mossoró ainda existem outros cursos importantes como o de Normas Regulamentadoras que o Ministério do Trabalho exige para as áreas de energia, equipamentos e segurança.

Ele explica ainda que existe o Instituto Senai de Tecnologia que foi criado para dar suporte ao desenvolvimento industrial da região de Mossoró. “As empresas solicitam consultoria e treinamento na parte na parte de energia, segurança e tecnologia”, acrescenta Francisco Moreira.

As atividades do Instituto Senai em Mossoró não se limitam ao Rio Grande do Norte. São ofertados serviços no Ceará e no Amazonas. “Atendemos a qualquer lugar do país desde que seja em rede com as outras regionais do Senai”, diz Moreira.

Metas

A meta anual do Senai de Mossoró é realizar 16 mil matrículas anuais. Somente nos cursos técnicos são dez turmas montadas atualmente. Neste processo destaca-se o projeto Jovem Aprendiz para menores de idade que trabalham num turno e estudam no outro em escola regular. “No horário de trabalho são três dias da semana no Senai e dois na empresa”, explica Francisco Moreira.

Os jovens recebem todos os direitos trabalhistas menos a multa rescisória ao final do contrato.

CAMPEÕES

O Senai Mossoró tem no currículo a formação de vários campeões nas olimpíadas nacionais e internacionais na área de soldagem como Jackielyson André Ferreira Alves, vencedor do 45ª WorldSkills Competition em 2015.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto